Essa ilusão de ótica é um truque alucinante que vai confundir sua mente. Ele foi criado pelo psicólogo Kohske Takahashi que o denominou de “Ilusão de cegueira de curvatura”.
De acordo com os tipos de linha que você consegue enxergar, é possível identificar se você tem uma certa cegueira de curvatura. Apesar de ser um termo assustador, não se preocupe.
Essa não é uma condição clínica, apenas o nome dado para definir o truque causado pela visão e pela mente.
Mas antes de ir pro desafio, é importante seguir algumas recomendações básicas.
Atente a esses detalhes:
Naturalmente, as ilusões de ótica são feitas para confundir a mente. Por isso, é imprescindível que você siga algumas recomendações básicas e que garantem a efetividade do teste.
- Observe a imagem através de um monitor claro e nítido.
- Evite locais com muitos estímulos visuais.
- Não deixe que outras pessoas interfiram em sua resposta.
- O teste não tem validade clínica, apesar de ser muito utilizado por profissionais da saúde mental.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para realizar o teste, chegou a hora de descobrir do que ele se trata.
Vale lembrar que os testes de ilusão de ótica são ótimos para traçar perfis psicológicos e definir aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais.
Decifre esse truque alucinante
Segundo o criador da ilusão de ótica, ela se trata de uma linha ondulada, que na maior parte das vezes é percebida como uma linha em formato de ziguezague.
Observe a imagem com atenção. Determine qual tipo de linhas você enxerga. É possível que observem-se linhas em ziguezague, curvas, retas ou em todas as formas.
A região em tom de cinza é onde as linhas podem ser melhor observadas em formato de ziguezague. Ainda assim, podemos afirmar que as linhas não possuem essa forma e é aí onde está o truque na mente.
Esse fenômeno é chamado de cegueira de curvatura e Takahashi analisa isso como as diferentes maneiras como os seres humanos atuam em seu poder de percepção.
A solução dessa ilusão de ótica
Quando observamos atentamente essa ilusão de ótica, conseguimos descobrir os diferentes padrões de formas e cores que o nosso cérebro consegue captar.
Os sistemas visuais acabam ficando confusos com essa junção. Nossa visão identifica o sombreamento e as cores com diferentes intensidades de brilho.
Mergulhando nos estudos e pesquisas sobre esse nível de percepção, Takahashi afirma que as diferentes percepções são o resultado da junção de diversos elementos.
e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Sendo assim, não encare o que você enxergou como uma verdade absoluta. Compreender os mistérios da mente é fundamental para estimular nossa inteligência visual e ampliar o poder de observação.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!