Sophia @princesinhamt
Política

Deputado Paulo Pimenta move ação incisiva para responsabilizar envolvidos no 8 de janeiro

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, divulgou um vídeo para criticar os participantes da manifestação do 8 de janeiro, em Brasília, na Praça dos Três Poderes. Em publicação no Twitter/X, o petista alegou que os envolvidos deveriam “pagar” por seus atos.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

O responsável pela comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também chamou os manifestantes de “criminosos”, que “levaram o país à beira do precipício”. Ele ainda comparou o caso ao episódio em que manifestantes invadiram o Congresso Nacional dos Estados Unidos, em 2021.

“É isso que eles queriam gente”, disse Pimenta. “Imaginem que crise teríamos mergulhado nesse país por irresponsabilidade dos criminosos que se negavam a aceitar o resultado da eleição.”

No fim de sua declaração, o ministro defendeu a punição dos manifestantes. “É por isso que não pode haver nenhum pacto de impunidade”, comentou. “Aqueles que atentaram contra a democracia precisam pagar pelos seus crimes, até para que sirva de exemplo.”

Esplanada vai ter 2 mil policiais para segurança em 8 de janeiro

A declaração de Pimenta ocorre na esteira do evento de “aniversário” do 8 de janeiro. Nesta semana, a Esplanada dos Ministérios será parcialmente fechada para trânsito de veículos e de pessoas, sob forte monitoramento de segurança das Polícias Federal (PF) e Militar do Distrito Federal ().

Leia também: “Famílias destroçadas”, artigo de Cristyan Costa sobre as prisões em 8 de janeiro

Cerca de 2 mil policiais farão o policiamento ostensivo da região, segundo o protocolo de segurança divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo governo do Distrito Federal.

O fechamento de parte da Esplanada será a partir da Avenida José Sarney, área que protege os prédios dos Três Poderes. Haverá balizamento das vias e monitoramento da área com uso de câmeras de vídeo e de drones.

Leia também: “A tragédia chega ao Supremo”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 192 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.