Sophia @princesinhamt
Política

PT solicita ao STF a revogação da lei do marco temporal das terras indígenas: entenda o caso e suas implicações

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu mais uma ação que questiona a validade da lei que estabelece o marco temporal para demarcação de terras indígenas. O pedido foi protocolado pelo PT, PCdoB e PV — as trê legendas integram uma única federação partidária.

+ Leia mais notícias da Política em Oeste

A lei foi , no mesmo dia em que o STF rejeitou a tese do marco temporal. O texto estabelece que apenas as terras ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da , podem ser demarcadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou esse , mas o Congresso . A norma foi promulgada no fim de dezembro.

Derrotados no Legislativo, PT e outros partidos da esquerda recorrem ao STF contra o marco temporal

MT marco temporal - pt - stfMT marco temporal - pt - stf
Sessão Do Marco Temporal No Stf | Foto: Reprodução/Carlos Moura/Stf

Psol, e dos Povos Indígenas do Brasil também questionaram a lei no Supremo. Por outro lado, três partidos de ao governo (PP, PL e Republicanos) do marco temporal sob o argumento de que a última palavra deve ser do Legislativo.

No STF, as três ações foram distribuídas ao ministro Gilmar . Os partidos aliados do pediram que a ação fosse distribuída “por prevenção” ao ministro , por ele ter sido relator da ação que resultou na declaração de inconstitucionalidade do marco temporal.

Tanto Fachin como Gilmar votaram contra a tese do marco temporal no julgamento realizado em setembro. Mas, enquanto Fachin atendeu integralmente ao pleito dos indígenas e não quis discutir a indenização dos proprietários, Gilmar fez ressalvas à amplitude das terras demarcadas e disse que “não falta terra”, mas “falta apoio”.

“Pode ser revogado o marco temporal, a dificuldade vai continuar”

Gilmar Mendes

“É preciso que tenhamos essa dose de no nosso raciocínio, sob pena de estarmos a oferecer soluções ilusórias. Pode ser revogado o marco temporal, a dificuldade vai continuar”, afirmou Gilmar quando votou, em setembro.

Leia também: “‘O agronegócio brasileiro tem salvado o mundo de uma catástrofe alimentar’”, entrevista com Marcos Fava Neves, o “Doutor Agro”, publicada na Edição 191 da Revista Oeste


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.