Sophia @princesinhamt
Política

Jovens, conheçam o movimento apoiado pela Mynd8 que busca incentivar o título de eleitor!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em abril de 2022, quando os ânimos dos brasileiros começavam a se acirrar por causa das eleições que ocorreriam em outubro daquele ano, a agência Mynd8 decidiu criar uma campanha para incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor.

Ao lado da empresa Chango Digital, que também atua no setor de marketing de influência, a Mynd8 centrou seus esforços em brasileiros de 15 a 18 anos. Um vasto elenco de artistas participou da campanha, como Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Tia Má, Gkay e Camilla de Lucas, pela Mynd8; e Vanessa Lopes, Vivi Wanderley, Foganoli e Clara Garcia, pela Chango Digital.

YouTube videoYouTube video

, que tentaram convencer o público jovem sobre a necessidade de escolher um candidato à Presidência. Naquele período, 5 milhões de brasileiros se enquadravam no público-alvo e ainda não possuíam o título de eleitor.

Durante três dias, os influenciadores compartilharam diversas publicações sobre o assunto nas redes sociais. A hashtag #EsTudoOnline ajudou as agências a mobilizarem os jovens.

Meses depois, com a proximidade das eleições, os artistas que participaram da campanha e os influenciadores associados às empresas endossaram a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Leia também: “Site da Mynd8 fica fora do ar, depois do lançamento do documentário Choquei — Lacrando Vidas

Mas a simpatia pela esquerda — e por Lula — é antiga. Três anos antes, a CEO da Mynd8, Fátima Pissarra, chegou a ironizar aqueles que decidiram votar no então chefe do Executivo, Jair Bolsonaro.

“Sinceramente, não entendo como uma pessoa em sã consciência votou no Bolsonaro”, escreveu a empresária, na ocasião. Até o momento, o tuíte segue no ar.

Mynd8: diversidade à esquerda

A maioria dos agenciados pela Mynd8 tem ideias elogiosas a políticos de esquerda e críticas aos de direita. Em 5 de setembro de 2022, por exemplo, Fátima admitiu que a agência é abertamente favorável a determinada ideologia.

“A gente vive num país em que [sic] a gente instrui as pessoas a se posicionarem, e não a ficarem caladas”, justificou Fátima, em entrevista ao canal do UOL no YouTube. “A gente tem um perfil de casting com posicionamento político claro. Então, não tem como a gente falar que é melhor ficar quieto.”

Já em 8 de agosto de 2023, na terceira passagem de Lula pelo Planalto, a CEO da Mynd8 compartilhou uma imagem em que aparece o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

“Sigo com conversas ecoando aqui na minha cabeça, agradecido pela rede que vai se formando a cada encontro e cheio de energia para seguir o caminho que acredito”, escreveu Fátima, na publicação. “Pessoas incríveis que estão, cada um no seu espaço, trabalhando para um país mais justo, inclusivo e diverso.”

A cronologia da tragédia

A Mynd8 e um de seus principais ex-clientes, o Choquei, seguem sob os holofotes neste início de 2024. Desde 22 de dezembro do ano passado, a agência e o perfil de fofoca se tornaram o principal assunto nas redes sociais, visto que estiveram indiretamente ligados à morte da estudante Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que cometeu suicídio depois de ser alvo de difamação na internet.

O mais recente capítulo dessa história veio à superfície nesta terça-feira, 2. Após o lançamento do documentário Choquei — Lacrando Vida, que trata da relação da Mynd8 com os perfis de fofoca, o site da agência saiu do ar. .

Com o objetivo de facilitar a compreensão do leitor sobre o assunto, Oeste traçou uma linha cronológica dos fatos.

  • Ato 1: 18/12/2023 — ;
  • Ato 2: 18/12/2023 — Whindersson afirma que as imagens são falsas, diz que não conhece Jéssica e pede aos perfis de fofoca que não compartilhem o suposto diálogo;
  • Ato 3: 18/12/2023 — O Choquei, ex-parceiro da Mynd8, e aproximadamente 30 páginas similares aderem à onda de difamação contra Jéssica;
  • Ato 4: 19/12/2023 — A estudante se torna alvo dos seguidores dos perfis de fofoca, que passam a desmoralizá-la nas redes sociais;
  • Ato 5: 20/12/2023 — ;
  • Ato 6: 20/12/2023 — Raphael Souza, o criador do Choquei, debocha da jovem: “Avisa para ela que a redação do Enem já passou”, diz, referindo-se ao texto em que a estudante clama por socorro. “Pelo amor de Deus!”
  • Ato 7: 20/12/2023 — ;
  • Ato 8: 21/12/2023 — Os perfis de fofoca não apenas mantêm as publicações no ar, como também endossam o linchamento virtual contra Jéssica;
  • Ato 9: 22/12/2023 — ;
  • Ato 10: 22/12/2023 — A família confirma a morte da jovem;
  • Ato 11: 22/12/2023 — ;
  • Ato 12: 22/12/2023 — Choquei mantém a publicação sobre Jéssica e continua a cobrir o noticiário de subcelebridades;
  • Ato 15: 23/12/2023 — ;
  • Ato 16: 23/12/2023 — ;
  • Ato 17: 23/12/2023 — ;
  • Ato 18: 23/12/2023 — ;
  • Ato 19: 23/12/2023 — ;
  • Ato 20: 23/12/2023 — ;
  • Ato 21: 23/12/2023 — ;
YouTube videoYouTube video
  • Ato 22: 24/12/2023 — ;
  • Ato 23: 24/12/2023 —;
  • Ato 24: 24/12/2023 — ;
  • Ato 25: 24/12/2023 — ;
  • Ato 26: 25/12/2023 — ;
  • Ato 27: 25/12/2023 — ;
  • Ato 28: 26/12/2023 — ;
  • Ato 29: 26/12/2023 — ;
  • Ato 30: 27/12/2023 — ;
  • Ato 31: 27/12/2023 — ;
  • Ato 32: 27/12/2023 — ;
  • Ato 33: 28/12/2023 — ;
  • Ato 34: 29/12/2023 — ;
  • Ato 35: 1º/1/2024 — ;
  • Ato 36: 1º/1/2024 — Reportagem de Oeste embasa documentário sobre a Mynd8; e
  • Ato 37: 2/1/2024 — Site da Mynd8 fica fora do ar, depois do lançamento do documentário Choquei — Lacrando Vidas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.