A virada do ano fecha um ciclo, e nada melhor que celebrar a vida com pessoas queridas. Alguns optam por comemorar com fogos de artifício, mas atenção: em Cuiabá os fogos de artifício devem ser silenciosos. A lei 6.644/2021 da Prefeitura Municipal proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido em locais públicos e privados.
Para a prefeitura, essa é uma medida que leva em consideração a saúde de idosos, enfermos, crianças e portadores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além dos animais.
A diretora do CRMV-MT (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso), Andreia Rizzieri conta como funciona a audição de um cachorro e como isso pode ser perigoso para eles:
“Os cães possuem uma audição extremamente aguçada que detecta sons em frequências tão baixas como 16 Hz a 20 Hz (contra 20 Hz a 70 Hz do homem) e tão altas quanto 70000Hz a 100000Hz (contra os 20000Hz do ser humano) e ainda tem a vantagem de poder mover as orelhas, o que ajuda a localizar rapidamente a origem do ruído. Alguns se sentem tão amedrontados nessas situações com fogos com estampido que podem sofrer acidentes dentro de casa, fugir, desaparecer e até brigar com outros animais da casa”, nos contou a médica veterinária.
Diony Marcislaine, servidora pública, mãe de Adrian de Souza de 5 anos – portador de TEA (Transtorno do espectro Autista) a lei é essencial, mas segundo ela precisa ser cumprida, com fiscalização e punição para quem a descumpre.
“Para o meu filho é muito importante, ele faz tratamento desde o primeiro ano de vida, então hoje ele já consegue se expressar, falar o que está incomodando, já consegue tapar o ouvido e não entrar em crise”, nos contou a mãe.
Mas Diony pondera que não são todos os autistas que tem essa autonomia e controle. Ela também é musicoterapeuta e atende mais de 40 crianças com Tea e outras deficiências.
“Na grande maioria essa descarga sensorial provocada por um barulho repentino e estrondoso é muito desafiador. Processar esse estímulo organizando-o dentro do cérebro e em seguida, respondê-lo de forma adequada é um sofrimento intenso e real.”
Por esse motivo, a lei que garante fogos de artifícios sem barulho é tão importante para o bem-estar das pessoas e dos animais.
A médica veterinária Andreia ainda aponta 5 formas de minimizar o estresse do seu pet durante esse período. Veja abaixo:
- Dê carinho e atenção, estimule com brincadeiras e petiscos;
- Não deixar seu pet sozinho para evitar fugas e machucados;
- Fechar portas e janelas além de colocar algodão nos ouvidos deles;
- Use músicas que tranquilizem os pets;
- Use aromaterapia, existem várias no mercado específicas para cães e para gatos, consulte seu médico veterinário para orientação.
Desde agosto de 2021 é proibido em Cuiabá o uso desses artefatos. Em caso de descumprimento da normativa há multa no valor fixo de 2 mil reais. Ainda , caso haja reincidência da infração em um período inferior a 30 dias, o valor da multa é dobrado.
A (Sorp) Secretaria de Ordem Pública e a Defesa Civil disponibilizam o Disque Silêncio, uma forma de realizar a denúncia de quem viola a lei .
Os telefones disponíveis são (65) 3616 9614 e 99341-3000, de quinta-feira a domingo, das 22h às 3h.
Outra forma de denúncia é via (Dbea) Diretoria de Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 e das 14h às 18h, pelo WhatsApp: (65) 99207-4318.
Fonte: primeirapagina