Com um número de ocorrências de crimes eleitorais 50% menor que o registrado em 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) concluiu o primeiro turno das Eleições 2022 sem fatos graves. Em todo o estado, houve 55 boletins de ocorrência, dos quais apenas um consistiu em prisão em flagrante. Além disso, a apuração foi concluída ainda no domingo (02.10), antes das 23h.
Do total de 2.465.926 eleitores aptos ao voto, 1.889.012 compareceram às urnas no estado. Isso representa 76,60% do eleitorado, contra apenas 23,40% de abstenções.
O pleito contou com o trabalho de mais de 45 mil mesários e colaboradores, atuando em várias frentes. Só das forças de segurança, foram empregados quase 7 mil profissionais, em todo o estado, efetivo maior que o registrado na Copa do Mundo de 2014. Além disso, foram utilizados drones, viaturas, aeronaves, motocicletas, embarcações, entre outros.
Para o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, as eleições transcorreram de forma tranquila e com poucos registros que foram prontamente contornados pela Justiça Eleitoral. “Temos uma população ordeira, que demonstrou o respeito à democracia e ao ato de votar. Nosso planejamento de segurança foi muito bem estruturado, mas graças à conscientização dos eleitores, não foi necessária uma intervenção drástica. O que queremos é exatamente isso, o respeito ao direito de todos exercerem sua cidadania”.
Com a realização do segundo turno para definição do cargo de presidente da República, no dia 30 de outubro, o TRE-MT retomará os procedimentos para organização da votação. São procedimentos como carga e lacre das urnas, distribuição dos equipamentos, auditoria da votação eletrônica, planejamento da segurança, entre outros.