O Ano Novo está chegando e com o início de um novo ciclo, há os tradicionais brindes nas celebrações de Réveillon. A data é um período de muitos encontros, festas e reuniões, consequentemente o consumo de bebida alcoólica aumenta e até mesmo quem não têm o hábito de beber pode tomar um gole, pelo momento e emoção.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a dose padrão é de 10g de etanol puro, e recomenda que homens e mulheres não excedam duas doses por dia.
A nutricionista Beatriz Camargo, em consulta do Primeira Página, comentou que ao pensarmos em bebidas alcoólicas, temos que tomar muito mais cuidado que as comidas.
Ingerir altas quantidades de álcool é um risco para saúde, e pode até mesmo chegar ao quadro de coma alcoólico. Segundo informações da CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), é um estágio avançado de rebaixamento do nível de consciência, que pode levar a morte.
Nesses casos a ingestão de bebidas alcoólicas acontece de forma tão intensa que, além da perda de consciência severa (não ocorre o despertar ou apenas minimamente com estímulos sonoros ou dolorosos), áreas do cérebro que controlam funções vitais como respiração, batimentos cardíacos e temperatura do corpo começam a falhar.
Mantenha a alimentação
A profissional da nutrição ressalta que não se deve consumir bebibas alcoólicas sem se alimentar. O álcool cai mais rápido no sangue quando estamos sem comer, podendo levar com mais velocidade e intensidade a um estado de embriaguez.
Se hidrate
Beba bastante água antes, durante e depois dos momentos de ingestão do álcool. A água contribui evitando a desidratação e ajuda o organismo a consumir algo diferente no período. A ingestão de bebidas não alcoólicas, água e líquidos naturais como suco, água de coco e alimentos podem minimizar os efeitos imediatos do consumo de álcool e até mesmo os efeitos da ressaca no dia seguinte.
No dia seguinte
A nutricionista deu algumas dicas para não se sentir mal no dia seguinte, como comer frutas, verduras e beber água, assim seu corpo terá o que precisa para se recuperar. Segundo informações do Blog Vida Saudável, do Hospital Israelita Albert Einstein, é necessário deixar o corpo descansar, além de beber muita água, pois durante o processo de embriaguez o organismo perde o líquido devido a eliminação da urina.
Outra dica é ao acordar, beber duas xícaras de café preto e forte. Ele auxilia por conta da dilatação dos vasos sanguíneos promovida pelo café, que facilita a circulação do sangue e otimiza a eliminação das toxinas do álcool. O sal também é outro aliado no momento. O sódio é perdido em excesso após a ingestão de álcool, através da urina, por isso é necessário repor os sais minerais.
Bebidas isotônicas também são opções para se hidratar, e ajudar o corpo em manter um equilíbrio com os nutrientes fundamentais. Ou seja, beba bastante água, descanse e tenha uma alimentação adequada para se recuperar e poder aproveitar o novo ano!
Fonte: primeirapagina