Pelo menos 15 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas depois de um ataque a tiros em uma universidade de Praga, capital da República Tcheca, nesta quinta-feira, 21. Das dezenas de vítimas feridas, nove estão em estado grave, de acordo com as autoridades locais. Depois do , o atirador foi morto pela polícia.
Motivação do crime
Ainda não há detalhes sobre o que teria motivado o assassino a cometer os crimes. O tiroteio aconteceu pouco depois da 15 horas, no horário local (11 horas, em Brasília). A Praça de Jan Palach, região na qual se localiza a universidade, foi completamente isolada pelas autoridades. Em nota divulgada à imprensa, a polícia disse: “Todo o edifício está sendo esvaziado. Há vários mortos e dezenas de feridos no local”.
BREAKING:
Mass-shooting in Prague, Czechia.
Initial reports say that many people have been killed pic.twitter.com/uL1BaTszlH
— Visegrád 24 (@visegrad24) December 21, 2023
E-mail enviado a funcionários
Segundo a agência de notícias Reuters, um e-mail foi enviado a funcionários e alunos da . A mensagem informava que um atirador estava em um dos edifícios da instituição, e que as pessoas deveriam se manter “quietas”.
“Não vão a lugar algum. Se estiverem nos gabinetes, tranquem-se e coloquem móveis em frente à porta. Apaguem as luzes”, dizia o e-mail.
Redes sociais
Nas redes sociais, vídeos foram publicados nos quais é possível ver várias pessoas correndo do tiroteio sobre um ponte turística de Praga. Em uma filmagem amadora, é possível ver dezenas de viaturas no centro da capital tcheca — e sons que se assemelham a tiros podem ser ouvidos. Uma fotografia mostra o momento em que um grupo que seria de estudantes busca abrigo sobre um parapeito de um dos prédios.
Students hiding on ledge during mass shooting at Charles University in Prague pic.twitter.com/2LqVA2gm2M
— BNO News (@BNONews) December 21, 2023
O primeiro-ministro trecho se pronuncia
No Twitter/X, o premiê tcheco, Petr Fiala, escreveu que havia cancelado a viagem que faria ao leste do país por conta do tiroteio em Praga. Fiala disse também que estava a caminho da capital. Já o ministro do interior do país europeu, Vit Rakusan, disse que não iria “especular” sobre o número de vítimas com base em informações preliminares.
Ataques com armas de fogo são raros no país
Na República Tcheca, os crimes com armas de fogo são raros. Porém, um dos ataques mais lembrados pela mídia aconteceu em dezembro de 2019, quando um homem de 42 anos que estava armado matou seis pessoas na sala de espera de um hospital na cidade tcheca de Ostrava — depois do crime, ele cometeu suicídio. Em 2015, outro homem havia matado oito pessoas a tiros em um restaurante — ele também se matou.
Fonte: revistaoeste