No estado que possui o maior rebanho de bovinos do país, é possível antecipar a proteção do rebanho contra a febre aftosa para o mês de outubro. Oficialmente, o calendário de imunização tem início no dia primeiro de novembro. A antecipação pode ser feita por pecuaristas que trabalham com a estação de monta. Para isso é preciso fazer o requerimento para a compra da vacina no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), na unidade do município em que a propriedade é cadastrada e, com o protocolo deste requerimento, solicitar a antecipação.
Nesta etapa todos os animais devem ser imunizados, de “mamando a caducando”. O diretor-técnico da associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, explica que a autorização para antecipar a vacina foi um pedido das entidades que representam o setor produtivo ao Ministério da Agricultura.
“Como vai haver coincidência entre a estação de monta e a campanha de vacinação este ano, os produtores solicitaram e o Ministério da agricultura nos atendeu e orientou o Indea-MT, permitindo adquirir a vacina e assim, vacinar os animais em outubro, antes do início da estação de monta para que não haja essa coincidência”, afirma.
- Pecuaristas de MT podem antecipar vacina contra febre aftosa para 1º de outubro
- Retirar a vacina da aftosa é o melhor status sanitário, diz diretor-técnico do Indea-MT
Aquisição da vacina
O analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho, explicou que para o produtor conseguir a vacina na revenda, de forma antecipada, é preciso fazer solicitação direta ao Indea-MT, explicando o motivo da antecipação.
“A unidade emite a autorização de compra da vacina e com isso o produtor pode fazer a aquisição da vacina. Em novembro é a nossa última etapa de vacinação e é importante fechar com chave de ouro. Mato Grosso sempre atingiu cerca de 99% do estado do gado vacinado e precisamos do comprometimento do produtor em fechar essa etapa oficial”, afirma.
Calendário de vacinação
Segundo o calendário da vacina, a segunda etapa de imunização vai do dia 1º a 30 de novembro, sendo obrigatória em bovinos e bubalinos de todas as idades, com exceção daqueles que estão em propriedades localizadas no baixo Pantanal mato-grossense.
*Sob supervisão de Luiz Patroni