Cuiabá é palco da 15ª edição do Festival de Siriri e Cururu de Mato Grosso, no ginásio Aecim Tocantins, a partir das 19h, com entrada gratuita. Veja abaixo a programação completa que segue até domingo (17).
Conforme Avner Brandão, coreógrafo e produtor cultural, o festival traz a cultura dos quintais cuiabanos para os palcos.
“Nosso festival começou ontem com a participação de três grupos e um grande espetáculo de abertura chamado identidade do siriri, e hoje mais quatro grupos passam por aqui, amanhã mais quatro, mostrando toda a beleza das nossas tradições. Tanto Siriri de como Cururu são uma das maiores expressões do povo mato-grossense, isso reflete a identidade cultural do nosso estado, e trazer os quintais cuiabanos, tudo o que nós produzimos enquanto desenvolvimento social e cultural para esta linda maravilhosa é motivo de muito orgulho”, disse.
Festival de Siriri e Cururu
Neste ano, o festival reúne mais de 10 grupos que representam a memória das tradições de festas e celebrações pela Baixada Cuiabana. Tradição Cuiabana do Coxipó é o grupo que abriu a sequência de apresentações.
Grupos como Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio e Flor Serrana também farão parte das apresentações, intermediadas pelos mestres Totó Bodega, Elias Neto e Comadre Pitú.
Veja abaixo a programação completa dos dias de festival:
Sábado (16), às 19h
Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó;
Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”;
Grupo de Siriri Estrela Guia;
Grupo de Siriri: Vitória Régia do Pantanal;
Grupo de Siriri Raízes Cuiabanas;
Grupo de Siriri Flor do Campo.
Domingo (17), às 19h
Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó;
Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”;
Grupo de Siriri Flor de Atalaia;
Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano;
Grupo Siriri Elétrico;
Grupo de Siriri Flor Ribeirinha.
Fonte: primeirapagina