Sophia @princesinhamt
Notícias

”Pré-campanha: Entenda como o trabalho pode definir vitória ou derrota, de acordo com estrategista eleitoral”

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Cast do Bom desta semana recebeu a profissional de marketing e especialista em estratégia digital para perfis políticos, Roberta Heringer Borges.

A convidada explicou o papel do marketing nas eleições e disse que o trabalho de pré-campanha é fundamental.

Para Roberta, é um erro deixar para trabalhar as estratégias de campanha nas vésperas da disputa eleitoral. Um erro, inclusive, que ela vem observando em várias partes do país e, , muitas vezes com resultados nefastos para os candidatos.

“Eu trabalho muito mais na pré-campanha do que na campanha em si. temos que imaginar as eleições como uma grande festa. Você não vai deixar para contratar o buffet e chamar os convidados em cima da hora. E campanha é exatamente isto”.

Roberta pontuou ainda a diferença entre marketing político e o eleitoral, ao apontar que o seria responsável por promover a imagem do político de modo geral. O outro é aquele trabalho focado no período eleitoral.

Garantindo, entretanto, que é o trabalho de pré-campanha que delinea vitória ou derrota, pois é uma ação de estratégia diária, assim, não se limita ao período próximo à eleição. 

“A gente divide marketing político do marketing eleitoral. Em tese, o que viabiliza que o marketing eleitoral seja feito de uma maneira perfeita é quando você faz bem a pré-campanha. E que começa pelo menos um ano antes das eleições. Então é um trabalho que não para. Não pode deixar pra fazer todo o marketing ali nos 45 dias de eleição”. 

A profissional de marketing ainda disse que muitos ainda não entenderam a nova forma de se fazer política, com a entrada em cena das redes sociais. Para Roberta, as plataformas digitais são ferramentas de democratização, uma vez que permitem que pessoas, em , aquelas que não têm um grande aporte financeiro, proponham suas campanhas por meios digitais.

Esta fórmula, ainda lembra a especialista, é bem mais do que os modos mais tradicionais de campanha, como distribuição de materiais físicos e propaganda eleitoral na televisão.

“Muita gente ainda não entendeu que a forma de a gente se comunicar, de fazer política mudou. Hoje, com as redes sociais, tudo se democratizou. E muita gente que não ousava sonhar em ter um mandato, consegue imaginar isso hoje”.

Conheça a convidada

Heringer tem um belíssimo portfólio na área de marketing, com atuação em pré-campanhas e campanhas de grandes políticos brasileiros. Há 25 anos na área ela é hoje uma das grandes experts no trabalho de Marketing Político Digital e Marketing Eleitoral Digital.

Mais uma vez participou da roda de conversa, ao lado da jornalista Marisa Batalha, na bancada do Cast, a advogada Bárbara Lenza, profunda estudiosa da questão da mulher em Mato Grosso.

Veja entrevista na íntegra

Fonte: obomdanoticia

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.