Os moradores de Dourados, cidade a 201 quilômetros de Campo Grande serão imunizados gratuitamente contra a dengue, a partir do dia 3 de janeiro do próximo ano. Segundo a prefeitura do município a expectativa é que 150 mil pessoas, com idades entre 4 e 59 anos, sejam vacinadas. Serão fornecidas duas doses, no intervalo de 3 meses.
Conforme a secretaria de saúde de Dourados o município deve receber 300 mil doses da vacina. Parte dos imunizantes já está na cidade. As vacinas foram doadas pelo próprio laboratório que produz o imunizante, e devem ficar disponíveis para a população nas 33 unidades básicas de saúde da cidade. A vacina garante proteção por cinco anos.
De graça
O imunizante já é vendido há oito meses em clínicas de imunização de Dourados. Na cidade, cada dose custa R$ 450. A vacina que vai ser oferecida de graça para a população é a mesma que está disponível na rede privada de saúde.
Segurança comprovada
A segurança da vacina Qdenga foi comprovada em fevereiro deste ano pela comissão técnica nacional em biossegurança. Ela é feita com base no vírus vivo atenuado do sorotipo 2 da dengue, e oferece proteção para todos os “quatro” sorotipos da doença.
Alerta
Segundo o último boletim da dengue divulgado, nesta semana, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) Mato Grosso do Sul teve mais de 40 mil casos confirmados da doença, neste ano.
A dengue já causou a morte de 40 pessoas em todo o estado, sendo que cinco vítimas eram de Dourados. A cidade já registrou mais 1,5 mil casos da doença, desde janeiro.
Fonte: primeirapagina