Até abril do ano que vem, 240 mil cirurgias eletivas devem ser realizadas em Mato Grosso, segundo a SES-MT (Secretaria de Estado de Saúde), com o objetivo de zerar a fila de espera no Estado.
Sobre isso, ouça mais detalhes com a repórter Cínthya Rocha, na rádio Centro América FM 🎧:
Cirurgias eletivas em MT
Com os 240 procedimentos aprovados, o programa ‘Fila Zero na Cirurgia’ deve acelerar o atendimento hospitalar e ambulatorial dos pacientes que aguardam um agendamento.
O programa foi lançado em abril deste ano, substituindo o ‘Mais MT Cirurgias’ e tendo um prazo de duração de 12 meses, podendo ser prorrogado.
Unidades públicas de saúde municipais e estaduais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiros podem participar do programa.
São 277 tipos de procedimentos de média complexidade e 135 de alta complexidade e, dentre as cirurgias ofertadas, estão: cirurgias gerais, cardiovasculares, ortopédicas, urológicas, neurológicas, ginecológicas e oftalmológicas.
Atualmente, 24 municípios aderiram ao programa e, juntos, devem realizar 240.369 procedimentos entre cirurgias, consultas e exames; são eles:
- Água Boa;
- Alto Taquari;
- Alta Floresta;
- Arenápolis;
- Barra do Garças;
- Cuiabá;
- Campo Verde;
- Campo Novo do Parecis;
- Diamantino;
- Denise;
- Jaciara;
- Juína;
- Juscimeira;
- Nova Xavantina;
- Novo São Joaquim;
- Ponte Branca;
- Paranaíta;
- Primavera do Leste;
- Peixoto de Azevedo;
- São Pedro da Cipa;
- Torixoréu;
- Tangará da Serra;
- Várzea Grande.
Atualização de dados
Vale lembrar a importância de que a população mantenha os dados atualizados no SUS (Sistema Único de Saúde), com telefone e endereço, para que a Central de Regulação consiga entrar em contato de forma mais fácil com os cidadãos que aguardam na fila.
Fila em Mato Grosso
Até junho do ano passado, eram 31 mil pacientes aguardando na fila por cirurgias eletivas em Mato Grosso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
As três especialidades cirúrgicas que mais concentram demandas são de cirurgia vascular, com 4.535 solicitações; cirurgia geral, com 12.526 pedidos, e cirurgia ortopédica, com 6.704 solicitações.
Fonte: primeirapagina