Sophia @princesinhamt
Política

‘Lira comenta sobre a imperfeição do sistema da reforma tributária’

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente da , Arthur Lira (PP-AL), celebrou neste sábado, 16, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. 

Por meio de uma publicação no Twitter/X, o líder da Casa Legislativa afirmou que a sexta-feira 15, dia da aprovação da PEC, ficará “marcado na história do Brasil”. Lira ressaltou que o texto aprovado não é perfeito, mas representa o possível.

“Depois de mais de 40 anos, o país terá um sistema tributário moderno, enxuto e eficiente que mudará à economia do país”, escreveu o parlamentar. “Não é o sistema perfeito, mas aquele possível de ser aprovado.”

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comemorou a aprovação da PEC. Ele destacou que a reforma tributária “é a mais importante das reformas”. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio das redes sociais, comentou a aprovação. O petista reconheceu o empenho de Haddad e dos líderes do governo na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Congresso Nacional.

+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste

“Ontem, conseguimos aprovar, pela primeira vez na história, uma política de reforma tributária”, afirmou Lula. “A capacidade do Haddad, do Padilha, do José Guimarães, do Jaques Wagner, foi tão grande, que conseguimos a aprovação.”

“Quero agradecer ao Congresso”, prosseguiu o presidente da República. “Uma reforma para facilitar o investimento, para quem tem mais pagar mais imposto e quem tem menos pagar menos e fazer o Brasil crescer ainda mais.”

Aprovação da reforma tributária na Câmara

2025 word22025 word2
O Presidente Da Câmara Dos Deputados, Arthur Lira (Pp-Al), Anuncia Aprovação Da Reforma Tributária — 15/12/2023 | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara Dos Deputados

Por 365 votos a favor e 118 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, o texto da PEC da reforma tributária. No primeiro turno, 

Em resumo, a reforma tributária unifica cinco impostos — PIS, Cofins, IPI federais, ICMS estadual e ISS municipal — para criar um imposto único federal, que vai ser chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o estadual, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.