bit.ly/34TYTuZ | Você já deve ter recebido várias indicações de livros que todo advogado deve ler, especialmente durante a faculdade.
Afinal, o que não falta na área da advocacia são livros, e a leitura é um hábito fundamental para quem quer se tornar um advogado de sucesso!
Mas a minha lista de livros sobre advocacia é um pouco diferente.
As indicações que vou dar aqui não são exatamente de livros sobre Direito. Não são obras técnicas, e sim sugestões de leituras com temas relacionados à área e que todo advogado que goste de uma bom livro deve ler.
1 – O Sol é para Todos
O romance de Harper Lee é um clássico para todas as idades e gerações, e o primeiro na minha lista de livros que todo advogado deve ler.
Esse livro é uma emblemática obra sobre racismo e injustiça, que conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 – e que enfrenta diversas represálias da comunidade racista.
O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
2 – Crime e Castigo
Outro grande clássico da literatura, “Crime e Castigo” é a obra mais conhecida do russo Fiódor Dostoiévski. Publicado em 1886, até os dias atuais segue sendo muito vendido, lido e discutido.
Nesse clássico, Dostoiévski narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.
É uma obra incrível, e me arrisco dizer que ela é obrigatória em qualquer lista que indique os livros que todo advogado deve ler!
3 – A Firma
A obra literária de John Grisham conta a história de Mitch McDeere, jovem advogado que, logo após sair de Harvard, ingressa em um prestigiado escritório de advocacia.
Para Mitch, aquele parecia ser o trabalho perfeito, mas quando dois sócios da firma morrem em circunstâncias misteriosas e o FBI o procura, ele logo percebe que se tornou um alvo.
Suspense do início ao fim, essa história ganhou ainda uma adaptação para o cinema em 1993, no homônimo filme estrelado por Tom Cruise.
4 – Memórias do Cárcere
“Memórias do Cárcere” é um livro de memórias de Graciliano Ramos, um dos mais importantes escritores brasileiros. O livro foi publicado postumamente, em setembro de 1953, poucos meses após sua morte.
O escritor foi preso em 1936 por conta de seu envolvimento político com a chamada Intentona Comunista, de 1935.
Nunca houve uma acusação formal, e Graciliano foi preso sem provas, sem processo e sem sentença, passando em seguida por presídios em Maceió, no Recife e no Rio de Janeiro, até ser solto em janeiro de 1937 devido à pressão da elite literária brasileira.
Esse livro é um belo relato desse período e constitui um testemunho fundamental da arbitrariedade, da violência e do atraso político incorporado à cultura e história brasileira, tornando-o um dos livros de leitura praticamente “obrigatória” para todo advogado que atua no Brasil.
5 – 1984
“1984” é um grande clássico do escritor britânico George Orwell.
Em seu último romance, o autor deu vida ao personagem Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado.
Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão (Big Brother) exercem sob a sociedade.
Foi esse livro que inspirou o nome Big Brother ao reality show, já que em “1984” todas as pessoas eram muito vigiadas, inclusive dentro das próprias casas.
Na obra, Orwell questiona, de diversas formas e em vários momentos, os excessos delirantes do poder. Uma distopia inspiradíssima nos regimes totalitários.
6 – Acima de Qualquer Suspeita
“Acima de Qualquer Suspeita” é um thriller policial de Scott Turow que conta a investigação do estupro e do assassinato de uma advogada.
O investigador da promotoria não era só amigo da vítima como também tivera um caso com ela, e a descoberta desse detalhe causa uma reviravolta no rumo das investigações, colocando o promotor na condição de principal suspeito.
Esse é mais um dos livros que todo advogado deveria ler que foi adaptado para o cinema, desta vez em 1990 e com Harrison Ford, Raul Julia e Greta Scacchi no elenco.
7 – A Casa Soturna
Do renomado romancista Charles Dickens, “A Casa Soturna” é uma sátira contra o sistema judiciário e penal da Inglaterra.
No livro, o autor mostra as imperfeições das leis, não só criticando as instituições inglesas do século passado, como também promovendo uma melhor compreensão de seus problemas sociais.
A trama gira em torno de um processo judicial que permanece parado por algumas gerações, sem evolução alguma. Os litigantes iniciais já faleceram e ninguém mais sabe ao certo pelo que estão brigando, transformando o processo em uma lenda.
8 – Na Colônia Penal
Obra de outro escritor importantíssimo para a literatura mundial, Franz Kafka, o conto “Na Colônia Penal”, foi publicado em 1919.
Essa história mostra a visita de um explorador a uma colônia francesa, que acaba descobrindo a existência de um sistema judiciário bárbaro e arbitrário, em que o acusado não tem direito à defesa.
É uma forte crítica sobre o instituto da pena e ilustra com clareza e precisão a barbárie que constituíam as técnicas medievais na aplicação de castigos punitivos. Por isso, é praticamente impossível elencar os livros que todo advogado deveria ler sem citá-lo!
9 – O Mercador de Veneza
“O Mercador de Veneza” é uma obra teatral de William Shakespeare, escrita no século XVI.
Mesmo sendo um clássico, ainda traz à tona assuntos importantes para debates atuais, como discriminação racial, intolerância e violência.
A comédia romântica tem, entre seus personagens, Shylock, um usurário judeu que pretende usar a justiça para uma terrível vingança. Uma ótima leitura para fãs de clássicos!
___________________________________
Rodrigo Padilha
Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.
Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.
Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.
Fonte: rodrigopadilha.com.br