De acordo com a tradição católica no Brasil, a data para montar a árvore de Natal, presépios e enfeitar a casa, seria o primeiro domingo do Advento. No caso, o domingo anterior (3). Porém, o catolicismo também defende o dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, como ideal para montar a árvore.
Abrimos um parênteses para explicar o que é o Advento, que significa “chegada”. Então, nas quatro semanas em que se espera a chegada de Jesus, os cristãos católicos realizam novenas, orações e missas alusivas a este período.
Em Portugal e Itália também é costume montar a árvore em 8 de dezembro, porque lembra o momento em que a Virgem Maria concebe Jesus.
O comerciante Marcelo Martins, de Poxoréu, escolheu esta sexta-feira (8) para inaugurar o presépio que montou.
Todos anos, ele expõe a saga dos três reis magos em uma mesa grande. Cada vez que inclui um elemento diferente nessa jornada do nascimento de Jesus, acrescenta elementos da cultura local para “trazer” o presépio para perto.
Árvore de natal
Atualmente, a montagem da árvore está cada vez mais antecipada, seja para ter aquela sensação boa que o natal traz, seja para manter a casa enfeitada por mais tempo. Mas, independente do dia, a árvore continua sendo um símbolo muito forte e está cada dia mais diferente.
Muita gente tem inovado com o assunto é a árvore de Natal. Em Cuiabá, o artista plástico Diego Saporski que uniu sua arte e a magia do natal, enfeitou a árvore com bonés criados por ele.
“Meus bonés são inovadores, cada um com uma temática e história. A árvore de Natal da minha casa não poderia ser diferente”, explicou.
Criações
O artista plástico começou a criar os bonés durante a pandemia da covid-19, enquanto estava trabalhando de casa.
Diego contou ao Primeira Página que pintava desde criança, mas a transição das folhas de papel para o tecido aconteceu apenas na fase adulta.
Outras referências
No Natal de 2022, a decoradora Jane Poquiviqui de Oliveira, de 60 anos, que é colecionadora, montou uma árvore com as versões da boneca Barbie que ela tem em sua coleção.
Ao Primeira Página, contou que montou a árvore com as Barbies por quatro anos consecutivos.
Fonte: primeirapagina