Sophia @princesinhamt
Lifestyle

A incrível descoberta: A mais antiga pirâmide do mundo pode estar enterrada na Indonésia

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Escondida numa encosta na Ilha de Java Ocidental, na Indonésia, está a Gunung Padanga – uma estrutura em forma de pirâmide, descoberta em 2018. Pouco se sabia sobre ela até então. Mas um novo estudo sugere que ela pode ser a mais antiga construção megalítica (aquelas feitas com grandes pedras, durante o Neolítico).

“Gunung Padanga”, em sundanês ( mais falado de Java) quer dizer algo como “montanha da iluminação”. Ela fica no topo de um vulcão extinto e, na época em que foi encontrada, achava-se que ela seria uma espécie de templo. Mas essa hipótese foi alvo de críticas – muitos diziam se tratar de uma estrutura natural, sem nenhum toque humano.

Parte dessa descrença pela construção da pirâmide se deve ao fato da sua : pelas estimativas, a pirâmide teria sido construída milhares de anos antes da revolução agrí (por volta de 12 mil anos atrás) – e, por tabela, antes do surgimento das civilizações mais antigas que se tem notícia.

O novo estudo, feito pelos mesmos pesquisadores que acharam a pirâmide, fornece informações mais precisas: ela remonta à última era do gelo, entre 16 mil e 27 mil anos atrás. Para se ter noção, as pirâmides de , no Egito, são de 3.200 a.C. Göbekli Tepe, a estrutura megalítica mais antiga conhecida do mundo, localizada na Turquia, tem 11 mil anos.

Os detalhes da pirâmide apontam para uma possível construção humana – a começar pelas etapas. Os pesquisadores acreditam que, por volta de 15 mil a.C., ela foi abandonada, e permaneceu assim por milênios. Em 7 mil a.C., o local voltou a ser habitado, com novos projetos adicionados à sua construção. 

Ela teria sido finalizada em 2 mil a.C, com a adição do solo superior e dos terraços. Para chegar a todas essas datas aproximadas, os pesquisadores utilizaram o sistema de datação por carbono-14, largamente utilizado (entenda como ele funciona aqui).

Os cientistas usaram ainda um sistema de ondas sísmicas, que serviu para analisar a parte interna da estrutura. Eles encontraram câmaras ocultas – algumas podem chegar a 15 metros de altura.

A pergunta que fica para pesquisas futuras na região é: quem são os construtores? E como eles fizeram as pirâmides? A resposta pode mudar a forma como entendemos a evolução da civilização humana.

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo