Via @uolnoticias | A conta da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no X (antigo Twitter) foi hackeada na noite desta segunda-feira (11). A PF (Polícia Federal) informou que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão.
O que aconteceu:
A conta foi bloqueada para novas publicações a pedido da Polícia Federal. A informação foi confirmada ao UOL pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, às 22h36.
A AGU (Advocacia-Geral da União) enviou na noite de ontem (11) notificação extrajudicial ao antigo Twitter, solicitando que os responsáveis pelo ato sejam identificados.
Crimes contra Lula. No documento, a AGU destaca que os autores da invasão estão utilizando indevidamente o perfil da primeira-dama para cometer crimes contra a honra do presidente da República.
Investigação nos elementos digitais. A AGU também requer a preservação de todos os registros relacionados à conta como os logs de acesso, endereços IP e quaisquer outras informações relevantes.
Identificação do suspeito. Andrei destacou que apenas a investigação poderá confirmar se a identidade do suspeito é a mesma que teve o nome publicado em umas das mensagens. A Diretoria de Crimes Cibernéticos irá instaurar inquérito policial nesta terça-feira (12) para aprofundar a apuração.
As publicações na conta da socióloga incluíam frases como “Super Xandão, presidente do Brasil em 2026”; pedidos para seguir uma conta que se define como anticomunista; e a frase “Eu apoio o mensalão”. A conta de Janja na plataforma tem 1,2 milhão de seguidores.
O hacker também fez postagens chamando o presidente Lula (PT) de “vagabundo” e, se passando pela primeira-dama, afirma que o petista é traído por ela com o jogador Neymar. O hacker também publicou textos de cunho sexual e ofensivo às mulheres. Uma das mensagens diz “sou uma vagabun** estuprad*”.
Em outra publicação, Moraes é chamado de “bandido”. “Logo vai sofrer impeachment. Nada que ele faça vai impedir a gente de falar a verdade, enquanto tenho tempo falarei mais e mais”, escreveu o invasor na conta da primeira-dama.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também foi citado em uma das publicações. “Bolsonaro pode denunciar essa pu**. Eu te amo. Bolsonaro mito.”.
O governo acionou a Polícia Federal e a plataforma, segundo a assessoria de Janja e Paulo Pimenta, atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, disseram ao UOL.
O hacker ainda comentou a informação: “Campanha política que é bom, defendem, mas e pessoas passando fome no país? Nunca fizeram NADA. Concordam? Agora irem atrás de mim, estão interessados”.
Veja algumas publicações:
Algumas das postagens feitas na conta da primeira-dama, Janja Lula; algumas frases ofensivas foram omitidas pela reportagem
Imagem: Reprodução/X
Hacker divulgou ‘comunicado oficial’ na conta
Às 22h07 (horário de Brasília), o hacker chegou a divulgar um “comunicado oficial”, em áudio, em uma das postagens na conta de Janja. “Eu quero avisar que estou ciente que a PF está investigando isso daqui. Eu não estou nem aí, eu sei que vai dar alguma coisa, talvez dê, talvez não dê, depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal.”.
“Eu sou um cara que julga muito que as leis desse país são frágeis, são uma porcaria e só tem político roubando. Então, se eu for preso, não acredito que eu vá ser preso, talvez, sim, consequências jurídicas, mas quero avisar a vocês que isso só acontece com gente honesta, que tá aqui zoando um pouco na rede social e sei lá. Agora, com bandido, Lula corrupto, essas pessoas aí do grande poder do sistema, nada acontece. Então, antes de vocês me julgarem, questionem esses políticos que vocês votaram! Se vocês apoiam eles, continuam apoiando quem você considera útil para o país, mas pelo menos saibam que, se você votou em alguém, você tem que cobrar essa pessoa politicamente.”
Lula reposta crítica de Pimenta; Secom repudia
Ainda na noite de segunda-feira (11), o presidente Lula repostou uma publicação feita pelo ministro Paulo Pimenta no X.
“Canalhas criminosos hackearam o perfil da Janja. Serão identificados e responderão por mais esse crime. Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados”, escreveu Pimenta na postagem.
Em nota, a Secom disse que “repudia veementemente o ataque hacker à conta da senhora Janja Lula da Silva”. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais.”.
Já Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, afirmou que Janja foi vítima de uma “sequência de ataques misóginos”. “Mulheres em todo o país são vítimas de ataques machistas, que inundam as redes e, muitas vezes, acabam em agressões físicas e feminicídios. Ela não se deixa intimidar e tem nosso apoio sempre.”
Presidente Lula repostou crítica do ministro Paulo Pimenta ao invasor da conta de Janja no X
Imagem: Reprodução/X/@LulaOficial
Janja foi alvo de uma sequência de ataques misóginos e teve a conta hackeada, com ameaças. Mulheres em todo o país são vítimas de ataques machistas, q inundam as redes e muitas vezes acabam em agressões físicas e feminicídios. Ela não se deixa intimidar e tem nosso apoio sempre.
— Cida Gonçalves (@CidaMulheres) December 12, 2023
Beatriz Gomes, Carla Araújo e Eduarda Esteves – Do UOL, em São Paulo
Fonte: @uolnoticias