Um novo deslizamento de terra foi registrado na manhã desta segunda-feira (11) na MT-251 nas proximidades do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães. O último tinha sido registrado no dia 17 de novembro.
A cena foi registrada por condutores que passavam pelo local. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar encaminhou uma equipe para sinalização e a devida remoção dos detritos e limpeza. O local ficou funcionando em meia pista.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), assim que foi comunicada sobre o deslizamento de terras no Portão do Inferno, na MT-251, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, no início da tarde desta segunda-feira (11.12), encaminhou equipes da Pasta, junto com a Defesa Civil Estadual, para uma vistoria no local.
Uma equipe do município de Chapada dos Guimarães fez a limpeza da pista, e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar foi acionado para controlar o tráfego na rodovia, que foi liberado por volta das 16h30.
A Sinfra solicitou que uma consultoria terceirizada elabore, com urgência, um relatório quanto aos riscos geológicos no local, após o incidente desta segunda-feira.
Conforme a Sinfra, embora seja uma rodovia estadual, a MT-251 está inscrita dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, e, portanto, precisa de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar as intervenções necessárias. A Sinfra-MT reforçou, ainda, que está tomando as medidas que lhe cabem para resolver o problema.
Risco de deslizamentos
Vale lembrar que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) pediu providências e encaminhou um relatório à administração do ICMBio, para que o Governo de Mato Grosso seja autorizado a reestruturar a MT-251, na região do Portão do Inferno, justamente devido aos riscos de deslizamentos.
Segundo o Governo de Mato Grosso, intenção é fazer um viaduto no local.
O relatório, feito por uma consultoria especializada contratada pela Sinfra, apontou a existência de dez locais com riscos de acidente geotécnico, entre os km 42 e 48 da rodovia – dentro da área do Parque Nacional, sendo que três pontos são considerados mais críticos.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu um ofício da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), solicitando análise sobre as medidas de mitigação dos riscos identificados no Portão do Inferno. Assim, o relatório técnico emitido por empresa contratada pela Sinfra está em análise pelo Instituto.
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Fonte: unicanews