Não é de hoje que a mobilidade vem ganhando uma cara nova nos grandes centros mundo afora. É um processo que vem avançando rapidamente nas duas últimas décadas, causando um efeito disruptivo parecido ao que houve no período em que veículos automotores passaram a ser produzidos em série – e se tornaram os protagonistas no ato de levar pessoas e coisas de um lado para outro.
No Brasil, esse processo teve início na década de 1950. No entanto, há uma diferença importante. Naquela época, automóveis substituíram o uso de cavalos e outros animais. O que testemunhamos agora, ao vivo e a cores, não é a substituição dos carros, mas o surgimento de uma ampla rede de possibilidades de mobilidade. Isso permite às pessoas escolherem dentre várias opções quando precisam se deslocar.
Por exemplo, tem quem vá de bike até um terminal urbano, pegue um ônibus e depois finalize o trajeto com um táxi ou carro de aplicativo. Ou quem vá com o seu carro até a um estacionamento próximo a uma estação de metrô e depois feche o trajeto de transporte público.
Nem mesmo é preciso ter uma bike ou carro próprio. A tecnologia permite acesso fácil e prático para alugar e usufruir só pelo período. Naquela época, automóveis. E quem precisa – ou quer – manter um carro na garagem pode optar pelo serviço de assinatura e apenas desfrutar do uso do veículo, sem o trabalho, aborrecimentos e custos inerentes à propriedade.
A mobilidade na visão da Toyota
Nada do que vem acontecendo no mundo da mobilidade passa despercebido pela Toyota. Foi na década de 1920 que Kiichiro Toyoda, autor da invenção e fundador da empresa,
entrou no ramo automobilístico. O resto é história! E de sucesso: no último mês de agosto, a Toyota respondeu por nada menos que 9,8% do total de vendas de carros nos 37 maiores mercados do mundo, de acordo com a consultoria Trendforce.
Voltando para os dias atuais, essa liberdade na mobilidade também é um dos valores que move a Toyota, que começa com a possibilidade de comprar o carro que quiser: de modelos a combustão altamente eficientes, aos equipados com sistemas eletrificados. São veículos
modernos, com tecnologia avançada, que ajudam a tornar o transporte mais sustentável.
E em 2019, a Toyota anunciou a criação da KINTO, com a visão de revolucionar a
forma como as pessoas se locomovem. No ano seguinte, a KINTO desembarcou no
Brasil, trazendo na mala o claro objetivo de se tornar o parceiro ideal de mobilidade dos brasileiros, oferecendo três principais serviços: KINTO SHARE, KINTO ONE Personal e KINTO ONE Fleet.
O carro na palma da mão
Conexões cada vez mais rápidas e ferramentas poderosas, além de armazenamento e serviços na nuvem, vêm permitindo que muita gente trabalhe remotamente.
E tem quem não faça home-office, mas é muito bem atendido pela rede de mobilidade urbana. São duas situações em que o carro será necessário ocasionalmente: uma viagem, eventual deslocamento até um ponto mais distante, ou para curtir o final de semana com os amigos.
Por isso, nasceu o KINTO SHARE, sistema de aluguel de curto prazo que permite, de forma simples, acesso a um carro quando você precisa, na palma da mão. Todos os carros do
KINTO SHARE são equipados com dispositivo de rastreamento e são revisados pelas
concessionárias da rede Toyota.
Além disso, todos os modelos possuem pelo menos 4 estrelas no Latin NCap, entidade que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina.
O uso sem o ônus da propriedade
Há também o outro lado: pessoas que precisam do carro no seu dia a dia. Que o diga quem leva os filhos para a escola antes do trabalho, os busca na hora do almoço e, no fim do dia, ainda passa no supermercado.
Então, diante de uma correria danada no dia a dia, não seria bom não precisar lidar com burocracia e custos adicionais relacionados ao carro? Pois é exatamente isso que faz o KINTO ONE Personal, o serviço de assinatura de carros da Toyota.
O cliente apenas paga um valor mensal e não precisa lidar nem arcar com o custo de seguro, IPVA, licenciamento e revisões – apenas desfruta do uso do carro, sem o ônus da sua propriedade. O serviço está disponível em todas as regiões do Brasil, nas concessionárias Toyota, para modelos novos e seminovos.
O cliente conta com assistência 24 horas, que inclui socorro elétrico, assistência mecânica, meio de transporte alternativo, pane seca, chaveiro e troca de pneu. E conta com carro reserva, quando revisões ou manutenções tiverem previsão superior a 48 horas.
KINTO ONE Fleet
A evolução da mobilidade também chegou às empresas que possuem uma frota de veículos, com potencial de gerar eficiência e reduzir custos – afinal, a operação passa a ser feita por quem entende do risco e a empresa pode focar os neurônios na parte estratégica do seu negócio.
O KINTO ONE Fleet oferece soluções de gestão e terceirização de frotas para empresas de todos os tamanhos, de 1 a 100, ou mais veículos. E oferece serviços tradicionais da terceirização, como gestão de documentação, seguro e multas, agendamento de serviços e assistência 24 horas.
E o que é que o KINTO ONE Fleet inclui? Tem disponíveis todos os modelos da linha Toyota e Lexus, recheados de tecnologia avançada. Isso inclui as versões híbridas de Corolla, Corolla Cross e RAV4, para as empresas que estão em busca de uma operação mais sustentável, e os modelos com blindagem certificada (Corolla e Corolla Cross), voltados para frotas executivas.
Todos os carros contam com sistema de rastreamento e telemetria. Além de mais segurança para os usuários, o sistema oferece ferramentas de controle dos condutores e relatórios para gestão, contribuindo para a diminuição de multas, sinistros e redução no consumo de combustível.
E tem mais diferenciais: a aplicação dos conceitos do Sistema de Produção Toyota (Toyota
Production System), cultura organizacional desenvolvida ao longo de quase um século de produção automotiva, e manutenção realizada exclusivamente nas concessionárias, com peças genuínas e a mão de obra especializada da Toyota.
Fonte: abril