As (FDI) afirmaram, na noite desta quarta-feira, 6, que cercaram a cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enviou uma mensagem ao chefe do Hamas, Yahya Sinwar, informando que estavam se “aproximando dele”.
Em vídeo, o premiê também falou à população de Israel sobre o avanço da ação militar: “Atualmente as FDI estão cercando a casa de Sinwar”, disse. “A casa dele não é seu castelo, e ele pode fugir, mas é apenas questão de tempo até chegarmos a ele.”
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
As autoridades de Israel acreditam que o comandante maior do Hamas em Gaza esteja escondido na vasta galeria de túneis em Khan Younis. O porta-voz das FDI, Daniel Hagari, esclareceu que “a casa de Sinwar”, citada por Netanyahu, é toda a extensão da cidade, todo o subsolo, e não um prédio específico: “Nosso trabalho é chegar a Sinwar e eliminá-lo”, afirmou.
“A liderança completa da organização terrorista do Hamas – tanto política quanto militar – cresceu na região da cidade de Khan Younis”, afirmou o comunicado das FDI. “Incluindo Yahya Sinwar, Muhammad Sinwar e Mohammed Deif (líderes do grupo). Agora a cidade está cercada pela 98ª Divisão.”
Soldados israelenses matam terroristas e encontram depósito de armas em mesquita
Segundo as autoridades militares, o Exército israelense lançou um ataque combinado na área de Khan Younis, contra os chamados “centros de gravidade” do . Ainda de acordo com as FDI, “em poucas horas, as tropas romperam as defesas de brigada dos terroristas, cercaram a cidade e começaram a avançar mais profundamente”.
Na operação, os soldados entraram em redutos do Hamas, encontraram armas e materiais de inteligência. De acordo com Israel, muitos membros do grupo terrorista palestino foram mortos nesses combates terrestres e ataques aéreos.
Cerca de foram localizados e destruídos durante as ações. Os militares de Israel também demoliram um depósito de armas construído pelos terroristas dentro de uma mesquita.
De acordo com a imprensa israelense, milhares de civis palestinos já fugiram de Khan Younis em direção a Rafah, na fronteira com o Egito.
Um militar das FDI, afirmou que os “combatentes do Hamas estão saindo de suas posições subterrâneas e enfrentando as tropas israelenses”.
Fonte: revistaoeste