Sophia @princesinhamt
Política

Lula se torna o primeiro presidente brasileiro a diminuir representação feminina no STF

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com a indicação do ministro da Justiça e , Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Inácio Lula da será o primeiro presidente do Brasil a reduzir a presença de mulheres na Corte. Apesar das promessas de palanque, que vendiam o protagonismo feminino como símbolo da sua gestão, o petista vem provando que o jogo político é que dá as cartas em seu governo.

+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste

Neste seu terceiro mandato, Lula teve duas chances de indicar mulheres para ocupar cadeiras no Supremo. Mas preferiu eleger homens: primeiro, Cristiano Zanin; agora, Flávio Dino. O cenário não terá chance de mudança até o fim do seu mandato, em 2026. Isso porque o próximo ministro do Supremo a se será Luiz Fux, em 2028.

Dino Lula STFDino Lula STF
Com Indicação De Dino, Lula Tira A Chance De Uma Mulher No Stf | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Em 11 meses de gestão, o chefe do Executivo está deixando uma marca registrada: a substituição de mulheres por homens em cargos de confiança.

Leia também: “Com Dino, Lula troca mais uma mulher por homem

Jogo político

Em menos de um ano, Lula duas ministras. No lugar, o presidente escolheu somente homens. (Turismo) deixou seu lugar para Celso Sabino de Oliveira, enquanto que Ana Moser (Esporte) foi substituída por André Fufuca. Além disso, Rita Serrano foi obrigada a deixar a presidência da Caixa Econômica Federal para dar espaço a Carlos Vieira Fernandes. 

Confira também: “Um governo misógino”, reportagem de Rute Morais e Marina Agostine publicado na edição 189 da Revista Oeste

O cargo de Rita Serrano foi moeda de troca entre Lula e Arthur Lira (PP-AL). Lula deixou a chefia da Caixa à disposição do presidente da Câmara dos Deputados para obter apoio na votação de medidas para ampliar a arrecadação do governo.

Outro alvo de Lira para assentar um seus aliados é o , comandado por Fernanda Pacobahyba. Há riscos de o governo Lula dar adeus a mais uma mulher. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.