Enquanto muitas crianças nos primeiros anos de vida estão aprendendo a falar e a fazer pequenos desenhos, a norte-americana Isla McNabb, então aos 2 anos, tornou-se a integrante feminina mais jovem da história a ser aceita na Mensa, uma das mais antigas sociedade para pessoas com elevado quociente de inteligência (QI).
Em uma entrevista recente para o site do Guinness World Record, os pais de Isla, Jason e Amanda McNabb, contaram que a criança surpreendeu a família ao conseguir ler a palavra “vermelho”, que havia sido escrita em uma lousa infantil. Em seguida, a criança conseguiu ler outras palavras escritas no brinquedo sem grandes dificuldades. “Com 1 ano e meio, ela aprendeu o alfabeto sozinha e começou a ler aos dois anos de idade”, disse o pai de Isla, Jason McNabb, ao site internacional.
Jason McNabb conta que, depois de a filha começar a ler sozinha, era comum encontrar, ao lado de objetos espalhados pela casa, as letras correspondentes que formavam a palavra daquele item. Isso ocorreu, por exemplo, quando a menina deixou as letras G-A-T-O ao lado do bichano de estimação da família — ou quando ela deixou as letras que formavam a palavra “cadeira” ao lado do móvel da casa.
Criança de QI alto tornou-se objeto de estudo
O “incidente” foi o estopim para que o casal de Kentucky decidisse que a menina deveria ter sua inteligência avaliada por um profissional. Os McNabb contrataram um psicólogo especializado em crianças superdotadas. “O psicólogo afirma que não costuma testar crianças de até 2 anos de idade, mas abriu uma exceção depois de ouvir sobre os talentos dela,” disse a mãe da menina, na entrevista.
Com o resultado, Isla obteve a pontuação final de 99 de inteligência para a idade nos testes de QI Stanford-Binet, em uma escala que vai até 100. À época, ela tinha apenas 2 anos e meio. Assim, no dia 2 de junho de 2022, o Guinness reconheceu Isla formalmente como a menina mais jovem do mundo a ser aceita no Mensa.
Diante da falta de material didático e de apoio para entender como lidar com uma criança de inteligência superdotada, o casal decidiu inscrever a menina na sociedade de QI, em busca de outros pais que vivem situações semelhantes à sua e que pudessem “trocar figurinhas” sobre como educar uma criança cujo QI é superior à maior parte do restante do mundo.
Atualmente, Isla tem 3 anos e começou a frequentar a pré-escola na sua cidade natal. A menina, segundo relato dos pais, já demonstrou aptidão para matemática e continua aperfeiçoando suas habilidades de leitura, que já supera o padrão das crianças da sua idade.
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Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste