A General Motors (GM), empresa estadunidense de fabricação automotiva, é um dos grandes nomes do mercado da atualidade. A enorme popularidade da montadora faz com que ela seja alvo de constantes rumores sobre o futuro das produções, e até mesmo sobre os modelos que estão por vir.
Dessa vez, uma nova possibilidade traz à tona a produção de carros híbridos diretamente no Brasil, e coloca fim nos boatos do fim do trabalho da GM no país. É preciso dizer que tudo isso faz parte das novas hipóteses que não param de surgir, e por isso, é interessante informar-se melhor quanto a cada uma delas. Veja os detalhes!
Vice-presidente diz que GM não pretende sair do Brasil
Há não muito tempo, um novo rumor envolvendo as produções nacionais da GM deixou muita gente incerta quanto ao futuro da montadora no país. Teoricamente, a General Motors seguiria o mesmo rumo da Ford, ou seja, deixaria de produzir no Brasil.
Para sanar a questão de uma vez por todas, o atual vice-presidente de comunicação e relações governamentais da GM, Fábio Ruas, deixou claro que a General não pretende sair do Brasil, o que significa que as produções seguirão a todo o vapor.
A fala de Fábio foi no Congresso Autodata Perspepectivas 2024, e, além de ser categórico quanto aos boatos envolvendo as produções, o vice-presidente ainda deixou uma “pulga atrás da orelha” quanto à possibilidade de produção de modelos híbridos no país.
Nova era de modelos híbridos pode estar por vir
Até o presente momento, a GM segue as diretrizes norte-americanas que visam fabricar somente carros elétricos a partir do ano de 2035. O que isso quer dizer? Que, teoricamente, não há uma abertura direta para a produção de modelos híbridos.
Entretanto, Fábio pontuou que a meta da empresa é ter motores cada vez mais eficientes, e além disso, diminuir o máximo possível os índices de emissões. Apesar da menção não ser direta quanto à possibilidade dos novos modelos híbridos, seria uma ótima oportunidade de abertura para o mercado.
De uma forma mais clara, a possibilidade poderia trazer um cenário bastante interessante para a Chevrolet, como por exemplo, que poderia lançar modelos híbridos flex, como as combinações feitas por empresas como a Volkswagen e Stellantis.
Apesar das possibilidades, o futuro da GM ainda é incerto
O executivo da GM deixou bem claro que o futuro da General Motors ainda está totalmente em aberto. Isso significa que não há como confirmar o que poderá acontecer nos próximos anos, mas é claro que há uma busca constante por melhorias e adequação ao cenário da atualidade.
Por outro lado, Fábio destacou que a meta certeira está justamente voltada para o elétrico para o ano de 2035, porém, não descartou a possibilidade de futuras mudanças envolvendo novas tecnologias ao longo do tempo.
“Não podemos negar a possibilidade, de lá na frente, [produzirmos carros] a célula, a combustível, híbrido… não sei o que o futuro nos reserva, não só em termos de inovação, como de escala e de competitividade”, disse Ruas.
Ademais, o executivo ainda afirmou que a GM deverá anunciar em breve um novo ciclo de investimentos. Teoricamente, o lançamento comemora o centenário da montadora no Brasil. Por fim, também há uma projeção de crescimento de 2% a 5% para 2024, em relação ao ano atual.
Não deixe de conferir: 7 SUVs para comprar com o 13°: valem cada centavo
Fonte: garagem360