A Prefeitura de Diamantino, por meio das secretarias de Educação e Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou a formatura de 40 idosos do Grupo Viver Legal que participaram do Programa Mais MT Muxirum. A ação é desenvolvida por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e o município e aconteceu nesta terça-feira (28.11), no Centro de Eventos Juarez de Abreu.
A iniciativa tem como meta diminuir o índice de analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. Durante todo o ano os idosos tiveram aulas que possibilitaram o aprendizado e o desenvolvimento na leitura e escrita, assim como conseguir resolver contas matemáticas.
O coordenador do programa em Diamantino, Osvaldo Rodrigues, falou da formatura e explicou sobre o projeto Mais MT Muxirum.
“Realizamos hoje a certificação dos alunos que participaram do programa que tem como objetivo alfabetizar as pessoas que não tiveram a oportunidade do ensino na idade certa, aprender a ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. Essa é uma ação que continuará no próximo ano para que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade de participar.”
Dona Maria de Lourdes, de 77 anos, uma das alunas do “Muxirum”, contou com emoção o sentimento de desenvolver sua leitura e escrita e conseguir a partir de agora realizar as quatro operações matemáticas.
“Eu aprendi muitas coisas boas com esse programa, eu até tinha um pouco de conhecimento de leitura, mas agora eu me desenvolvi e sei ler tudo o que me der. Sei também fazer conta de matemática que eu não sabia. Agradeço muito a todos e estou muito feliz que agora sei bastante coisa.”
O coordenador da secretaria de Assistência Social, Lucas Gabriel, falou sobre o desenvolvimento dos idosos no programa e parabenizou eles pela perseverança na busca pelo conhecimento.
“Esse é um programa que faz muita diferença na vida dos nossos idosos, eles estão tendo a oportunidade de aprender a ler e escrever, e poder acompanhar de perto esse processo vendo a evolução dele cada um é memorável. Parabéns a todos do nosso Grupo Viver Legal que hoje deram mais um passo em suas vidas e tem autonomia em poder ler e escrever sozinhos.”
Outra aluna do “Muxirum” foi a dona Devail Maria de Souza, de 79 anos, que contou a alegria que é conseguir aprender a ler e escrever sem depender de ninguém.
“Eu agora já sei ler um pouquinho, sei escrever também meu nome, algumas continhas de matemática sei fazer sozinha, é muito bom aprender, por isso eu quero mais ano que vem.”
Fonte: Assessoria da Prefeitura