Sophia @princesinhamt
Política

Greve no Metrô força governo de SP a alterar cronograma do Provão Paulista

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Para evitar atingir os 1,2 milhão de interessados no ingresso às universidades públicas do Estado, o governo de São Paulo alterou as datas do Provão Paulista. O motivo do reagendamento é a greve de metroviários, ferroviários e funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A paralisação ocorrerá na próxima terça-feira, 28, data na qual ocorreria a prova. 

Conforme a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo, o cronograma de aplicação do Provão Paulista mudará para os 645 municípios, de modo a garantir que nenhum aluno perca a avaliação.

Novas datas das

Os alunos da 3ª série do ensino médio, que fariam o Provão Paulista nos dias 28 e 29 de novembro, agora participarão nos dias 29 e 30 de novembro — quarta e quinta-feira, respectivamente.

Leia também: “Empregados dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Estudantes da 1ª e 2ª , com prova agendada originalmente para os dias 30 de novembro (quinta-feira) e 1º de dezembro (sexta-feira), tiveram os testes transferidos para os dias 1º (sexta-feira) e 4 de dezembro (segunda-feira).  

Segundo a secretaria, “os locais de prova, horários de abertura e fechamento dos portões e a duração dos exames seguem sem alterações”.

Sindicalistas organizam greve de professores, , CPTM e Sabesp

Os responsáveis pelo anúncio da greve foram os sindicatos de professores da rede estadual paulista, os trabalhadores do Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPMT) e a Sabesp.

greve sp metrô provão paulista | Coletiva para a imprensa dos sindicatos de trabalhadores de órgãos do governo estadual sobre greve unificada, prevista para o dia 28 de novembro | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasilgreve sp metrô provão paulista | Coletiva para a imprensa dos sindicatos de trabalhadores de órgãos do governo estadual sobre greve unificada, prevista para o dia 28 de novembro | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Coletiva De Imprensa Dos Sindicatos De Trabalhadores De Órgãos Do Governo Estadual. A Greve É Prevista Para O Dia 28 De Novembro | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O protesto vai contra as privatizações defendidas pela gestão do Tarcísio de Freitas (Republicanos), que classificou a greve “ilegal”. Ele afirmou que os sindicatos agiram com “clara motivação política”.

+ Leia mais sobre Política em Oeste

Uma assembleia deverá acontecer na frente da Câmara de Vereadores de São Paulo, na próxima segunda-feira, 27, para decidir se haverá ou não a paralisação. Além disso, as entidades querem um plebiscito para seguir com as discussões das privatizações das companhias públicas.

Leia também:

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.