Duas agroindústrias de Mato Grosso ficaram classificadas entre as seis melhores do país. O Apiário Tubino, de propriedade do agricultor Clednei Tubino da Silva foi escolhido entre as quatro agroindústrias de todos os Consórcios do país, na etapa do Projeto ConSin a obter nota máxima com 100% de equivalência. A agroindústria Ovos Alvorada da Serra, da proprietária Clarisneide Gonçalves Silva, representada pelo seu filho Jeferson Gonçalves Silva, obteve 90% de equivalência. A médica veterinária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Laura Peixoto de Arruda, fala que com assistência técnica os produtores conseguiram preencher todos os requisitos desde a obtenção da matéria prima até a expedição para a comercialização.
O Consórcio Nascentes do Pantanal formado por 14 municípios da região Oeste de Mato Grosso é o primeiro consórcio do Estado a receber o certificado Sisbi-POA. A médica veterinária, Laura enfatiza que essa conquista é devido ao trabalho realizado pelo Consórcio em parceria com diversos órgãos tais como, Empaer, MAPA, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), prefeituras municipais, secretarias de agricultura, produtores e outros. E, salienta que foram implantados programas de autocontrole com a finalidade de garantir um produto de qualidade e equivalente a produtos com selo SIF (Selo de Inspeção Federal).
De acordo com Laura, existem algumas agroindústrias que estão buscando a obtenção do selo. Para que isso aconteça e os produtos possam ser comercializados em todo território nacional, os técnicos da Empaer auxiliam o produtor desde o início, com a implantação da agroindústria, dando assistência na produção, construção ou adequação na estrutura física, implantação de todos os programas de autocontrole, arte gráfica do rótulo, ajustes da rotulagem tabela nutricional e outros. “O trabalho em parceria tem contribuído para que este sonho de ver o pequeno produtor comercializando seu produto em qualquer lugar do país esteja virando uma realidade cada vez mais presente para o pequeno produtor de Mato Grosso”, conclui Peixoto.
Fonte: @empaer_mt