Existem leis de trânsito bastante claras para (quase) todas as condutas dos motoristas e questões que envolvem a circulação dos veículos nas ruas. No entanto, é comum que algumas sejam responsáveis por gerar dúvidas sobre os critérios específicos, como no caso da preferência dos veículos.
Isto é, muitos motoristas ficam incertos de quem realmente tem a preferência na hora de atravessar um cruzamento, como por exemplo, quando não há sinalização. Acontece que é preciso ter muita atenção às normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), não só para evitar as temidas infrações, mas para garantir a segurança necessária.
Preferência x prioridade: você sabia que há uma diferença entre os termos?
Bem, ao pegar um dicionário e buscar por “preferência” ou “prioridade“, é um tanto quanto provável que os termos apareçam como sinônimos da língua portuguesa, no entanto, quando o assunto é trânsito, eles se diferem completamente.
Para melhor entender, a prioridade não tem qualquer relação com as regras de um cruzamento, como por exemplo. Isso porque ela deve, indispensavelmente, ser seguida em todo e qualquer lugar, independente da via, da situação e do trânsito.
De uma forma mais clara, a prioridade diz respeito à liberação da passagem que os condutores devem propor para determinados veículos, como ambulâncias, bombeiros, policiais e afins. Ou seja, se algum desses veículos solicitarem passagem, todo motorista deverá ceder.
Em contrapartida, a preferência sim diz respeito a quem pode “passar primeiro” em cruzamentos e locais sem sinalização. Ou seja, de acordo com o CTB, a depender da posição em que o veículo está, ele terá preferência para a passagem.
Saiba quais são as regras
Sem muita enrolação, o Código de Trânsito Brasileiro tem uma especificação bastante direta em relação à preferência em vias que se cruzam, mas sem sinalização. Segundo as normas atuais, é preciso verificar a posição em que o veículo está em relação ao condutor.
Isto é, a preferência sempre será do veículo que estiver à direita do condutor. Agora, caso o assunto sejam as rotatórias, a regra se difere um pouco. Basicamente, nesse caso, a preferência sempre será do veículo que já estiver circulando por ela. O mesmo segue para fluxos provenientes de rodovias.
Existe uma outra regra importante: veículos que se deslocam sobre trilhos sempre têm preferência de passagem em qualquer situação. O motivo é simples: os freios não têm uma resposta tão rápida quanto aos dos demais veículos.
Atenção à sinalização!
Para finalizar, é preciso deixar claro que as regras mencionadas só valem para cruzamentos e rotatórias que não contam com sinalização. Isto é, o objetivo das regras destacadas pelo CTB é justamente deixar os condutores em alerta em locais não sinalizados.
Agora, em quaisquer outros casos onde a sinalização está presente, é preciso seguir o que ela indica. Assim, é dever de todo condutor prestar a máxima atenção possível nas placas, o que diminui o risco de acidentes e situações de descontrole no trânsito.
Que tal dar uma olhada? Passo a passo para conferir as multas de trânsito registradas em seu nome
Fonte: garagem360