O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, anunciou quem será o seu ministro da Economia. A posição será ocupada por Luis Caputo. O anúncio foi feito pelo libertário nesta quarta-feira, 29.
Milei confirmou o nome de Caputo para a pasta econômica durante entrevista à radio Argentina Continental. A declaração foi feita depois de o presidente eleito voltar viagem dos .
Na entrevista, Milei se referiu a Caputo como futuro titular do Ministério da Economia. Ele também falou sobre a viagem que ele e sua equipe fizeram aos Estados Unidos.
+ Leia mais da Economia em Oeste
Além disso, o presidente eleito da Argentina disse que teve uma reunião “excelente” com a equipe do Tesouro norte-americano. A reunião, aliás, contou com a presença de Caputo e do futuro chefe de gabinete presidencial, Nicolás Posse.
Milei disse que o governo norte-americano “compreende perfeitamente a problemática da Argentina”, além das questões dos passivos remunerados do Banco Central da República Argentina, e das letras de liquidez.
Argentina: quem é Luis Caputo, futuro ministro da Economia de Milei?
Luis Caputo já trabalhou no mercado financeiro. Ele chegou a atuar no banco de investimentos , em Nova York, nos EUA.
Além disso, o futuro ministro da Economia da Argentina tem fortes relações com o ex-presidente Mauricio Macri. Durante a gestão de Macri na Casa Rosada, Caputo chegou a ser ministro das Finanças. Ele também foi presidente do Banco Central, .
À frente da Economia, o futuro ministro vai ter grandes desafios Caputo assumirá o ministério ao mesmo tempo em que o país se encontra em uma forte crise econômica, chegando a ter uma inflação de mais de 140% ao ano. Além disso, a moeda local, o peso argentino, sofre com desvalorização. Por fim, a pobreza afeta cerca de 40% da população do país.
De acordo com Milei, uma das prioridades do futuro ministro da Economia será equilibrar as contas públicas do país, atacando o atual déficit fiscal.
Leia também: “Um país que respira”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 192 da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste