Brigas em família nas festas de fim de ano são tão comuns no mundo que o jornal The New York Times fez uma enquete entre os leitores para saber como evitar confusões. E publicou as 7 estratégias mais usadas.
Entre as respostas, a mais indicada é controlar o ambiente. Nada de arrumar muita burocracia, cada um leva um prato, sem muita firula e tudo fica bem!
Evite também temas como guerras, política ou assuntos familiares pessoais. Dê preferência para falar de viagens feitas, da comida e até mesmo de esportes. Veja as principais dicas abaixo.
Festas tranquilas
Natal é para ser um momento de paz e harmonia mas, como nenhuma família é perfeita, sempre surge aquela pergunta provocadora, ou uma fofoca chata.
A saída é trabalhar para mitigar esses danos e tornar a noite de Natal mais leve.
Encerrar os conflitos assim que eles começarem é uma ótima solução, não dê assunto e bola pra frente.
Pense que é só uma noite e tudo vai passar bem rápido.
Leia mais notícia boa
7 dicas para evitar brigas em família no fim de ano
Veja abaixo os 7 conselhos mais indicados para ter uma noite tranquila com a família:
1- Controle o ambiente: o básico é o melhor! Não invente tanta coisa para a ceia, aquele velho esquema de que cada um leva um prato é tranquilo e super funciona. Controlar o ambiente onde a festa está sendo organizada, vai ajudar muito a ter um espaço seguro e seja aconchegante para todos!
2- Procure semelhanças: tá tudo bem discordar do tio do pavê que tem opiniões nada agradáveis, mas o que vocês têm em comum? Busque semelhanças naqueles que são diferentes, apesar de você não concordar com as opiniões políticas do outro, podem ter hobbies semelhantes como músicas, shows, esportes e muito mais.
3- Se apegue a objetos que gosta: é importante buscar ferramentas “anti-regressão”. Quando for passar as festas de fim de ano com a família, leve um pouquinho de sua vida pessoal contigo. Fotos com amigos, cartões de visitas e até mesmo as chaves de sua casa. Esses objetos te ajudam a lembrar que você tem uma vida plena e tranquila em outro lugar, é tudo momentâneo nessas festas.
4- Evite temas espinhosos: Nada de política, região ou temas espinhosos. Dê preferências para temas bem mais leves. A prática esportiva, as viagens em família e as lembranças engraçadas que todo mundo tem. O jantar vai ficar muito mais tolerável e tranquilo!
5- Procure quem te faça bem: a família é grande e com certeza alguém ali no meio te entende e vai te fazer bem! Sobrecarregou? Procure essa pessoa para conversar. As crianças costumam se divertir muito bem, passe um tempinho com elas.
6- Conecte-se com o mundo: pouco antes de ir encontrar com a família, comece trabalhos voluntários e faça um esforço para homenagear aqueles que você ama. Doe livros para biblioteca, ajude crianças que precisam de doações e trabalhe como voluntário em um abrigo local. Ajudando os outros, você vai se sentir muito mais preparado e tranquilo para passar o fim de ano com os familiares.
7- Comemore: entre na onde e divirta-se: vibre pelo seu ano e pelas suas realizações. Por mais que alguém da família possa querer te deixar pra baixo, seja firme e pense em tudo que você atingiu e conseguiu durante o ano que está acabando.
Com informações de The New York Times.
Fonte: sonoticiaboa