As foram atacadas quatro vezes por drones e mísseis no Iraque e na Síria, nesta quinta-feira, 23. Não houve vítimas ou danos à infraestrutura das bases militares, informou uma autoridade militar norte-americana.
Em anonimato à agência de notícias Reuters, um funcionário das forças norte-americanas comunicou que bases dos EUA e de outros países foram atacadas em dois locais no nordeste da Síria, com vários foguetes e um drone de ataque unilateral.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Vários drones unilaterais também foram lançados na Base Aérea de Ain Al-Asad, a oeste de Bagdá, no Iraque. Além disso, um drone foi lançado em uma base das forças dos EUA perto do Aeroporto de Erbil, no norte do país.
Os ataques foram reivindicados por um grupo autodenominado como Resistência Islâmica no Iraque, nesta sexta-feira, 24. Para analistas, a facção é formada pela junção de vários grupos armados iraquianos alinhados ao Irã.
EUA ataca o Hezbollah
Um dia antes do ataque, os EUA realizaram uma ofensiva contra o grupo terrorista Hezbollah, no sul de Bagdá, capital iraquiana. Os terroristas informaram que oito integrantes do grupo morreram. Segundo o governo iraquiano, o ataque ao Hezbollah é uma violação de sua soberania.
O governo norte-americano informou que bombardeou grupos alinhados ao Irã depois de sofrerem dezenas de ataques desde 17 de outubro. Até esta quinta-feira, o país realizou 36 ataques ao Iraque e 37 à Síria.
Segunda ofensiva contra os EUA nesta semana
As forças norte-americanas . O Exército dos Estados Unidos respondeu com um ataque aéreo, segundo autoridades norte-americanas.
Essa foi a primeira retaliação em território iraquiano, em resposta a recentes ataques com drones e mísseis. De acordo com as autoridades dos Estados Unidos, a base aérea foi atingida por um míssil balístico de curto alcance, que deixou oito pessoas feridas e pequenos danos à infraestrutura.
Fonte: revistaoeste