Quando se trata de manutenção de veículos, uma das características mais importantes é o tipo de câmbio. A princípio, a manutenção de um carro automático e um carro com marcha apresenta diferenças sutis.
No entanto, ambos os tipos exigem cuidados para assegurar o bom funcionamento e vida útil. Apesar disso, como é de se esperar, o automático exige um pouco mais de atenção. Isso porque os custos costumam ser maiores, principalmente se ele quebrar.
Qual a diferença entre a manutenção de carro automático e carro com marcha
O primeiro passo nem é a manutenção, mas sim os cuidados no cotidiano com o veículo.
Começando pelo câmbio manual, que também exige atenção. Veja os pontos-chave:
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evite reduções bruscas sem usar a embreagem;
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evite que marcha arranhe antes de engatar;
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não mantenha o pé apoiado na embreagem (exceto quando for mudar a marcha).
Além disso, o carro também dá sinais de problemas. Portanto, fique atento a qualquer ruído ao pisar na embreagem. Pode ser um indicativo de defeito no rolamento ou apenas falta de lubrificação.
Já o câmbio automático exige cuidados como:
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só troque de posição quando for necessário, principalmente quando o carro estiver parado, pois pode desgastar a transmissão e reduzir sua vida útil;
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evite o uso excessivo da função “N”. Em paradas mais rápidas como cruzamentos, o ideal é manter na posição “D” e apenas usar o “N” quando estacionar;
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acione o freio de mão (freio de estacionamento) antes de mudar a posição do câmbio;
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nunca engate a ré com o veículo em movimento.
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não coloque na posição “N” em descidas.
Agora que já sabe usar o câmbio corretamente, vamos às dicas de manutenção:
Faça a manutenção preventiva
Ambos os tipos de câmbio precisam de manutenção preventiva, que verifica, por exemplo, os níveis de fluidos, desgaste dos componentes, entre outros fatores.
Para o câmbio manual, essa manutenção pode chegar até 50 km rodados, enquanto no câmbio automático cai para 30 km ou menos, de acordo com as especificações do fabricante.
Verifique todos os fluidos do carro
Não basta o fluido do câmbio, é preciso avaliar a situação de todos os fluidos, como óleo do motor, da direção e do freio.
Além disso, todos os sistemas de transmissão apresentam um filtro ou tela, que também deve ser trocado ou higienizado toda vez que o fluido for substituído.
Verifique a água
A água do radiador refrigera o motor e mantém a temperatura ideal do fluido. Caso falte água, o problema não será apenas no motor, mas também no câmbio, uma vez que os componentes serão prejudicados.
Esta é uma particularidade dos câmbios automáticos, no entanto, carros com câmbios manuais também exigem esse tipo de atenção.
No fim, os custos com manutenção reparativa de um câmbio automático é maior e em alguns casos pode chegar ao valor do veículo. Por isso, todo cuidado é pouco, principalmente para os modelos mais antigos.
Fonte: garagem360.com.br