Na noite do dia 23/11/2023, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral e Leitura na Infância (GEPLOLEI), numa parceria com a SEMED e Prefeitura Municipal de Nobres realizaram um encontro formativo com professoras/es e Técnicos de Desenvolvimento Infantil sobre possibilidades de se utilizar a literatura infantil nas suas ações educativas.
A formação contou com a presença da Profa. Dra. Bárbara Cortella Pereira, acompanhada por seus orientandos, os doutorandos Agnaldo Périgo, Abraão Augusto, Aleth Amorim e a mestranda Débora Fernandes mediaram a formação.
A Dra. Bárbara abordou o uso do livro de imagens e a contação de histórias com o grupo incentivando o uso desse material de forma lúdica, prazerosa e sensível com as crianças da Educação Infantil.
O Prof. Me. Abraão Augusto falou sobre os contos e recontos, viajando por histórias originais e contemporâneas, foi um momento de se pensar a aproximação das crianças com histórias e contextos que se adaptam a suas realidades e vivências.
Já o Prof. Me. Agnaldo desenvolveu uma vivência poética onde o grupo pôde vivenciar as possibilidades de se explorar poesias e as interpretações voltadas ao mundo concreto e subjetivo das crianças. Contou também com um relato de experiência de trabalho pedagógico, baseado nessa abordagem metodológica, feito em parceria com a professora Elaine Rondon que colabora com o grupo de pesquisa.
O eixo orientador da formação perpassa uma proposta de leitura e escritura dialógica e discursiva e isso provocou os participantes a pensar as relações e sentidos do seu fazer pedagógico em sala de aula, a escuta atenta das crianças e a criação autoral.
A secretária de educação Lucélia Almeida esteve presente na formação acompanhada pela Assessora Pedagógica Elizângela Aleixo demonstrando grande apoio e incentivo ao desenvolvimento de ações educativas diversificadas que contribuem para uma formação humana libertadora.
Fonte: Assessoria da Prefeitura