Sophia @princesinhamt
Mundo

Bolsonaro liderará comitiva brasileira na posse do governador Milei

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ex-presidente confirmou que vai estar na posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, em 10 de dezembro. Ele vai levar aliados ao evento, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

+ Leia mais notícia da Politica em Oeste

Bolsonaro deve ir à cerimônia acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e do ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten. As informações são do site Poder360. 

Entre os convidados que confirmaram presença à posse de Milei estão: 

  • Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais; 
  • Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina;
  • Ronaldo Caiado ( Brasil), governador de Goiás;
  • Carlos Massa Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná;
  • Eduardo Bolsonaro (PL), deputado federal; e
  • Gilson Machado, ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur.

A confirmação da ida de Bolsonaro à posse de Milei se deu dois dias depois de o assessor-especial da Presidência da República, Celso Amorim, sinalizar que será “muito difícil” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ir ao evento. 

Embaixador do Brasil na Argentina critica ida de Bolsonaro à posse de Milei

Júlio Bitelli, embaixador do Brasil em Buenos Aires, criticou a ida de Bolsonaro à posse de Javier Milei.

Bitelli disse ao jornal O Globo que o convite de Milei a Bolsonaro e família “não é um gesto que vá no bom sentido”.

“Os convites ainda não foram expedidos, o presidente Lula ainda não foi convidado, entendendo que nenhum chefe de governo foi ainda convidado”, disse Bitelli. “O convite, sobre o qual soubemos pela imprensa, do Milei ao ex-presidente Bolsonaro, é uma decisão pessoal, e não deve necessariamente afetar a relação entre os Estados.”

O embaixador ainda disse que haverá uma delegação oficial brasileira. De acordo com ele, a composição dessa delegação será decisão de Lula.

Ministro de Lula diz que Milei deve desculpa ao presidente do Brasil

Javier MileiJavier Milei
Javier Milei é o presidente eleito da Argentina | Foto: Reprodução//Adrián Escandar

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, disse, na última segunda-feira, 20, que o presidente eleito da Argentina deveria pedir desculpa a Lula.

Pimenta disse que, se fosse o chefe do Executivo, jamais parabenizaria Milei pela vitória nas eleições argentinas. “Não ligaria”, disse, em conversa com jornalistas, no Palácio do . “Só depois que me ligasse para pedir desculpa.” 

Pimenta ainda disse que Milei “ofendeu de forma gratuita o presidente Lula”. “Cabe a ele, num gesto como presidente eleito, ligar para se desculpar”, disse o ministro. “Depois que acontecesse isso, pensaria na possibilidade de conversa.”

Milei se referiu a Lula como um “socialista com vocação totalitária”

Recentemente, Milei se referiu a Lula como um . Em um tuíte, o novo presidente da Argentina citou a suposta atuação de Lula para facilitar a transferência de dinheiro brasileiro para ajudar Sergio Massa, concorrente de Milei à .

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.