A Ford começa a vender no Brasil a versão Raptor da nova Ranger pelo preço sugerido de R$ 448.600, com as primeiras unidades entregues em fevereiro. É a primeira vez que o modelo é vendido no país oficialmente. Trata-se da picape mais rápida do mercado atual, com motor turbodiesel que rende 397 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, conforme a fabricante.
VEJA TAMBÉM:
- Ford Ranger XLT mostra ser a bruta da família, para o bem ou para o mal
- Ford mostra versão híbrida da Ranger, que chega em 2025
Além do bom desempenho, a picape Ford Ranger Raptor vem com itens ligados ao mundo das corridas, como a suspensão com amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus especiais 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro. Com isso, pode-se enfrentar trechos alagados com até 85 cm de altura. Outro destaque fica por conta dos bancos inspirados em caças, com almofadas de pouso, apoio lateral para aguentar até 2 g e o logo Raptor.
A lista de itens que contribuem com o desempenho da picape continua com câmbio automático de dez marchas com calibração exclusiva, paddle shifter e modo manual, sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da B&O.
Na comparação com as demais versões da Ranger, a Raptor é um pouco maior. Tem mais 10 mm no comprimento (5.360 mm), 193 mm na largura (2.208 mm), 40 mm na altura (1.926 mm) e 90 mm na bitola (1.710 mm), com a mesma distância entre-eixos de 3.270 mm. E além disso, tem detalhes feitos especialmente para essa versão, como alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque.
Levanta poeira
A caçamba da Ranger Raptor é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, exibindo a assinatura Raptor nas laterais e na traseira. No Brasil, a picape chefa com cinco opções de cores que realçam a sua exclusividade: Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina.
Outra exclusividade da Ranger Raptor é o diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console como pelo navegador off-road na tela multimídia. Ele forma um eixo rígido para que as rodas girem ao mesmo tempo, evitando que a picape patine ou atole.
Além disso, existem sete modos de condução: Normal, Escorregadio, lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.
A primeira Ranger Raptor surgiu em 2018. Nesse mesmo ano, a F-150 Raptor passou a ser produzida como um projeto independente, com especificações diferentes das demais versões da linha. Em 2022, a Ranger Raptor seguiu o mesmo caminho, sendo desenvolvida como um projeto independente de engenharia e agora, enfim, chega ao mercado brasileiro.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo