O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, um líder importante na luta contra a escravidão no Brasil, e em alguns lugares do país essa data é feriado.
Em setembro de 2023, o governador de São Paulo aprovou uma lei tornando o dia 20 de novembro feriado em todos os municípios paulistas. Antes, cada cidade decidia se teria ou não feriado nesse dia.
Além de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro também consideram o Dia da Consciência Negra como feriado em todas as cidades do estado.
Nos outros estados, as leis municipais podem decidir se terão feriado nessa data, cidade por cidade. No Distrito Federal, a data é considerada ponto facultativo.
Essa data é importante para relembrar a história e a luta dos negros no Brasil, além de nos fazer pensar sobre igualdade racial e o que estamos fazendo para combater o racismo.
A data deveria ser feriado nacional
Essa data marca a morte de Zumbi dos Palmares, um líder muito importante na luta contra a escravidão no Brasil. Infelizmente, ele foi assassinado e sua cabeça foi exposta em praça pública.
Ao celebrarmos essa data, discutimos sobre o povo e a cultura africana no Brasil, dando importância às nossas raízes e resgatando a história.
Desde 2003, o Dia da Consciência Negra faz parte do calendário escolar e é comemorado em muitas cidades brasileiras.
A história de Zumbi e seu legado continuam vivos.
Ler mais notícia boa
Em processo
Um projeto de lei que tramita no Congresso quer transformar o Dia da Consciência Negra em um feriado nacional.
A proposta é homenagear o legado de Zumbi dos Palmares e sua luta contra a escravidão.
A data também é um momento para pensar sobre a contribuição significativa dos pretos para a construção da sociedade brasileira.
Fonte: sonoticiaboa