Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Biocomputador de última geração utiliza tecnologia de DNA programável

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Biólogos chineses criaram um sistema que usa fragmentos de DNA para realizar operações matemáticas – da mesma forma que os computadores tradicionais fazem com elétrons.

O sistema (1), que funciona em tubo de ensaio, emprega 500 pedaços de DNA para formar 30 “portas lógicas”: um tipo de circuito que controla o fluxo de dados, e é usado na computação. Essas portas podem ser programadas para seguir instruções, como se estivessem rodando softwares.

Segundo os cientistas, a invenção é útil para processar dados biológicos. Eles usaram o biocomputador para resolver um problema simples, identificar três moléculas numa determinada amostra (ele deu a resposta correta em 2 horas).

A quantidade de portas lógicas ainda é minúscula, meramente experimental. Mas, de acordo com os pesquisadores, a nova técnica permitiria construir um computador de DNA com até 100 bilhões de circuitos – e, portanto, grande capacidade de processamento. 

Fonte 1. DNA-based programmable gate arrays for general-purpose DNA computing. C Fan e outros, 2023.

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo