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Tecnologia

Los Grandes: organização se diferencia ao dar voz para comunidade

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Um dos principais nomes do cenário nacional de esportes eletrônicos, a Los Grandes, cada vez mais investe em seu relacionamento com a torcida. Aliás, este é um dos fatores que coloca a chamada Onda Laranja no topo do cenário. Mesmo quando os resultados não aparecem, a torcida segura a marimba e continua demonstrando apoio irrestrito.

Neste contexto, para entender o planejamento da equipe que levou à um contato tão próximo com a torcida, o Game On conversou com Rodrigo Terron, conselheiro da Los Grandes e Nauana Macedo, head de marketing da organização.

Comunidade no centro

Apesar de nenhum dos dois ter feito parte da fundação da Los Grandes, ao entrar na organização, a dupla já tinham conhecimento da conexão forte da staff com a comunidade. Aliás, para Nauana, cuja função seria liderar o marketing da Los, isso foi essencial para definir o seu plano de ação.

“A gente têm implementado a cultura de colocar a comunidade no centro de tudo. Qual é o sentimento que eu quero gerar na comunidade quando ela ver esse vídeo ou essa arte. Eu brinco que é tirar o chapéu de posições de dentro da Los Grandes e colocar o chapéu de fã. Eu como fã, o que eu quero ver?”, contou a head de marketing.

 

 

Nos últimos meses, a Los Grandes se destacou no cenário por dois anúncios que brincavam com diversos memes criados pelos torcedores. Para Terron, isso foi sacramentar algo que estava presente na essência do que os fundadores da Los Grandes queriam para a organização.

“O projeto foi construído com essa comunidade, com os torcedores. O próprio logo da Los Grandes foi um torcedor que fez. É uma coisa muita colaborativa. Nos últimos anúncios a gente deu uma extrapolada (risos), mas a Los sempre teve essa cara, de uma organização que interage e ouve muito a torcida”, comenta um sorridente Terron.

Evoluir juntos e educar a comunidade

Justiça seja feita, a internet pode divertir bastante, mas as redes sociais possuem uma parcela de toxicidade que é problemática em várias frentes. Para Nauana, pensar em ações de marketing nas redes sociais, sem levar em conta o público mais jovem que segue a Los Grandes, seria perigoso. Assim, a principal ação, segundo ela, foi dar o exemplo.

“Primeiro de tudo, para a gente cobrar uma postura da comunidade, a gente tem que ser o exemplo da comunidade. Ao invés de a gente chegar e bricar com a comunidade, a gente vai educar. Por exemplo, eu comecei a usar muito a palavra respeito. Em muitos posts pessoais, meu, do Terron, da staff. Então a gente começa a falar de respeito e começa a criar um ecossistema de respeito”, analisa Nauana.

 

 

Claro que os resultados não são imediatos e o trabalho deve ser constante. Entretanto, a head de marketing da Los Grandes acredita que eles já caminharam bastante neste sentido e estão absorvendo muita coisa de forma indireta.

“Então, de maneira muito sutil, esse movimento de educação começou a acontecer. Por exemplo, a gente tem muita tranquilidade para dar block em quem fala coisas que ferem as pessoas. E aí a comunidade já descobre o porquê e já soltam “estamos com você”. Eles tão começando a aprender sobre racismo, sobre homofobia, machismo. De forma indireta”, finaliza.

As cartas do Terron e a transparência

Para quem é fã de futebol no país do esporte, um dos pilares que os torcedores sempre pedem aos seus clubes é transparência. Com uma fidelidade de torcedores sendo estabelecida pela Los Grandes, o mesmo pedido de transparência eventualmente apareceria. Entretanto, com uma torcida tão jovem, os pedidos poderiam vir de forma mal direcionada. Contudo, Rodrigo Terron soube analisar as reações da comunidade e deu uma resposta à altura: as cartas abertas.

“Quando eu cheguei aqui, no primeiro momento as pessoas não sabiam quem eu era e chegou uma hora que comecei a levar hate. Aí chegou a um ponto que eu resolvi fazer uma carta aberta. Passei três dias escrevendo, coloquei todos os pontos. E aí a torcida gostou, porque nunca tinha visto isso. Passou a ter gente  de outras torcidas cobrando os times de algo parecido”, conta o conselheiro.

 

 

Disponibilizadas no site oficial da Los Grandes, as cartas do Terron se tornaram um patrimônio da torcida. Aliás, Rodrigo finaliza o papo contando que, agora, quando as coisas começam a esquentar, muitos evitam brigas ou ofensas e simplesmente pedem uma carta dele, para ajudar na transparência.

“Terron, tá na hora de fazer uma carta, a gente quer transparência da org. E toda vez que vem esse discurso, vem uma discussão saudável”, finaliza.

Atualmente, a Los Grandes conta com presença em diversas modalidades, como Free Fire, CS:GO, VALORANT, League of Legends e outras.

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