A Tesla, maior fabricante de veículos 100% elétricos do mundo, dá mais um passo para sua expansão global com venda e produção na América do Sul. Mas não será no Brasil e sim no Chile.
A decisão estratégica em estabelecer uma presença no Chile é impulsionada por diferentes fatores, incluindo acesso às reservas de lítio do país, bem como o potencial para impulsionar a adoção de veículos elétricos em toda a região.
Tesla prepara produção na América do Sul
A Tesla Chile SpA foi oficialmente registrada no Diário Oficial do país. De acordo com o documento, as atividades realizadas serão de “importação, exportação, fabricação, comercialização, distribuição e venda de veículos, especialmente veículos elétricos”.
O Chile é um dos países com uma das maiores reservas mundiais de lítio. A princípio, o metal é usado na composição das baterias.
Em fevereiro, a marca começou os estudos sobre a extração do lítio, assim como um projeto de armazenamento de energia em
Embora seja abundante de lítio, o país ainda não conta com uma frota eletrificada relevante, o que pode ser um campo ideal para as operações da marca na América Latina.
Segundo a Associação Nacional Automotriz chilena, as vendas de carros elétricos no país de janeiro a setembro representam somente 2,5% das comercializações totais de veículos.
E a companhia já iniciou o processo de recrutamento de pessoal, com cargos de gerência, conselho e técnicos de serviço.
Veja uma das vagas oferecidas no link.
Além disso, o registro também inclui as demais atividades comerciais associadas à geração e fornecimento de energia e eletricidade. Em outras palavras, a fabricante também vai desenvolver as superchargers, suas estações de recarga rápida.
Apesar do documento ter definido a sede na capital Santiago, há permissões para abrir filiais ou agências em outras cidades do país e países próximos.
Tesla se consolida como a maior fabricante de EVs do mundo
De acordo com dados da EV-Volumes, entre janeiro e setembro de 2023, a Tesla vendeu cerca de 1,3 milhões de unidades, alcançando 14% do mercado de elétricos no mundo.
Como a marca não desenvolve modelos híbridos, ganha da BYD em carros 100% elétricos. A chinesa vendeu mais de 2 milhões de unidades, mas só a metade (1 milhão de vendas) são de EVs.
A montadora chinesa também anunciou uma fábrica no Chile, porém vai lidar apenas com componentes de suas baterias.
O investimento inicial será de US$ 290 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão na conversão direta.
Fonte: garagem360.com.br