Para as mamães de primeira viagem — ou não — a chegada de um bebê pode ser emocionante e assustadora ao mesmo tempo.
Por mais que durante a gestação você tenha pesquisado e se preparado para este momento, há muito o que aprender sobre os cuidados nos primeiros 100 dias de vida.
Neste conteúdo, vamos entender desde as necessidades, até a criação de vínculos e rotinas com o recém-nascido, para tornar essa fase uma experiência maravilhosa, cheia de descobertas e momentos inesquecíveis. Boa leitura!
Conteúdo
Os cuidados com os recém-nascidos
Antes mesmo de sair da maternidade, você já precisa estar preparada para os cuidados com o seu bebê. Pensar na mala e como vestir o recém-nascido para sair da maternidade é muito importante para começar bem.
Os primeiros dias em casa podem ser agitados e cansativos, mas também são um momento para criar laços e se adaptar a uma nova rotina. É importante lembrar que uma criança precisa de cuidados especiais e gentis e, provavelmente, você também precisará de ajuda até se ajustar a essa nova fase.
É importante ter um lugar confortável, principalmente no primeiro trimestre, para que vocês possam descansar em paz. Os móveis como berços e moisés precisam ser forrados com uma superfície firme e uma roupa de cama limpa e confortável.
Acessórios como balanço ou cadeirinhas também podem ser opções para os momentos em que ele estiver agitado ou chorando.
As necessidades dos bebês recém-nascidos
Para cuidar bem do recém-nascido, é importante entender as necessidades dele, que podem variar conforme a fase de desenvolvimento.
Nos primeiros dias, ele precisará de muito contato físico, alimentação frequente e uma rotina doméstica consistente. À medida que ele for crescendo, as necessidades vão mudando e você vai precisar se adaptar com frequência aos novos períodos da vida do seu bebê.
Os estímulos externos, como luzes e barulhos altos, podem ser extremamente assustadores no começo. Ter um ambiente tranquilo é fundamental para que ele possa se acostumar aos poucos.
As fases de desenvolvimento do recém-nascido
Nos primeiros meses de vida, seu bebê passará por vários saltos de desenvolvimento importantes que ajudam a entender o crescimento e a evolução. Esses períodos vão ajudar no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo do recém-nascido.
No primeiro mês, ele provavelmente dormirá bastante, pois está se acostumando à vida fora do útero. Já no segundo mês, os sentidos estarão mais desenvolvidos e ele começará a ficar mais alerta e com mais mobilidade.
Lá pelo centésimo dia, os músculos do pescoço já estarão mais fortalecidos e ele começará a segurar a cabeça erguida, melhorando muito a sua percepção do mundo.
Como criar uma rotina para os recém-nascidos?
O recém-nascido se beneficia de uma rotina consistente, que pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e seguro no ambiente familiar. Ter horários certos para amamentar, dormir e trocar as fraldas ajuda nesta adaptação.
Embora possa levar algum tempo, ele se acostuma e ficará mais fácil lidar com as demandas de cuidados que vão aumentar gradativamente.
Quando o bebê estiver com sono e ainda não for hora de dormir, procure interagir para que o organismo dele vá se acostumando a rotina e ele possa te acompanhar no dia a dia e dormir mais à noite. Outro benefício da interação é o fortalecimento dos vínculos entre vocês.
Quando o bebê começa a reconhecer a mãe?
O recém-nascido consegue reconhecer a mãe desde o nascimento, pelo cheiro e pela voz. O vínculo afetivo e emocional se forma com o tempo, pois é um processo gradual que pode levar semanas e até meses para se desenvolver totalmente.
Passar o maior tempo possível com o seu filho, segurando, fazendo contato visual, cantarolando, contando histórias e estimulando verbalmente, são algumas maneiras de fortalecer o vínculo entre vocês. Conforme ele for crescendo, a relação irá se estreitar naturalmente e as interações serão cada vez mais recíprocas com o desenvolvimento da linguagem.
Quais os comportamentos dos recém-nascidos?
O comportamento do bebê recém-nascido pode parecer estranho ou confuso para os papais e mamães. Choro, muito sono durante o dia e dificuldade para dormir à noite, refluxo, soluços e dificuldades para mamar são alguns dos desafios que vocês irão encontrar pelo caminho.
Esses comportamentos são normais. O bebê precisa de tempo para se acostumar com a vida. Conforme ele for crescendo e se desenvolvendo, esses comportamentos tendem a diminuir e vão se tornar mais previsíveis, principalmente, pela relação diária entre vocês.
O que não é normal no recém-nascido?
Embora muitos comportamentos de um recém-nascido sejam esperados, conforme comentamos, outros podem ser preocupantes ou incomuns. O choro excessivo, dificuldades para dormir ou comer podem ser sinais de cólicas, dor e desconforto.
Se você notar algum comportamento que julgue atípico, não hesite em entrar em contato com o pediatra do seu filho para obter uma orientação precisa e apoio profissional.
Itens essenciais para quem tem um recém-nascido
Quando se trata de organizar a vida com um recém-nascido, é importante ter em mente que muitas coisas que vocês talvez nem imaginassem que existiam serão muito necessárias.
É importante ter consciência para não se sobrecarregar pela quantidade de opções e possibilidades disponíveis. Alguns dos itens importantes que não podem faltar são:
- Fraldas;
- Itens de higiene;
- Roupas confortáveis (muitas);
- Carrinho de bebê;
- Berço;
- Cadeirinha para o carro;
- Assento ou uma banheira para o banho.
Qual o melhor leite para recém-nascido?
A escolha do melhor leite para o seu bebê pode ser uma decisão importante. O leite materno é a opção mais saudável e recomendada para a nutrição, até pelo menos os dois anos.
Se você não puder fazer o aleitamento materno, pode optar por outras alternativas, mas sempre com recomendação médica. Entre as possibilidades, estão as fórmulas à base de soja, sem lactose e outros compostos especiais para crianças com alergias ou intolerâncias alimentares.
Os primeiros 100 dias com um recém-nascido são cheios de desafios e oportunidades para fortalecer os vínculos familiares e se adaptar com uma visão positiva a essa nova vida.
Compreender as necessidades, estabelecer uma rotina e criar laços são fundamentais para o futuro do seu filho. Tudo isso faz parte da jornada e se você precisar de ajuda e suporte, não hesite em se abrir com a sua rede de apoio.
Acima de tudo, seja sempre gentil com o bebê e consigo mesma, e aproveite cada momento dessa experiência única e maravilhosa, porque passa rápido.
Aproveite e leia o nosso conteúdo sobre o desmame gentil, para ir se preparando para outro momento delicado da maternidade.
Te espero por lá, mamãe! Beijinhos…
Fonte: blog brandili