A partir do próximo ano, o imposto para carros elétricos será retomado no Brasil. Dessa forma, confira como ficarão os preços dos modelos eletrificados mais baratos do país.

Veículos elétricos ficarão mais caros a partir de janeiro de 2024 (Foto: Divulgação)
Imposto para carros elétricos
Em 2024 será retomado no Brasil o imposto sobre os carros elétricos, híbridos e plug-in importados.
Os veículos eletrificados terão reajuste que alcançarão o índice de 35% até julho de 2026.
A decisão foi do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Dessa forma, os carros elétricos terão aumento de:
- 10% em janeiro de 2024;
- 18% em julho de 2024;
- 25% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026.

Reajustes por categoria
Para os carros híbridos, as novas alíquotas serão de:
- 12% em janeiro de 2024;
- 25% em julho de 2024;
- 30% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026.
Já para os modelos híbridos plug-in o cronograma de reajustes seguirá os índices de:
- 12% em janeiro de 2024;
- 20% em julho de 2024;
- 28% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026;
Para os ‘’caminhões elétricos’’, as reformulações iniciam com:
- 20% em janeiro de 2024;
- 35% em julho de 2024.

Veículos elétricos ficarão mais caros a partir de janeiro de 2024 (Foto: Divulgação)
Carros elétricos mais baratos
Atualmente, os carros elétricos mais baratos do país são:
Hoje temos os seguintes carros elétricos mais baratos: Caoa Chery iCar, JAC E-JS1, Renault Kwid E-Tech e BYD Dolphin. Confira os preços:
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Caoa Chery iCar: R$ 119.990
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Renault Kwid E-Tech: R$ 123.490
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JAC E-JS1: R$ 126.900
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BYD Dolphin: R$ 149.800
No entanto, com o retorno dos impostos sobre a importação, esses modelos (atualmente os mais baratos do segmento no país), passarão por reajustes que chegarão a 35%.
Dessa forma, os carros elétricos mais baratos do país terão recomposições de 10%, 18%, 25% e 35%, respectivamente, até 2026.

Veículos elétricos ficarão mais caros a partir de janeiro de 2024 (Foto: Divulgação)
Novos preços Janeiro de 2024 (+10%)
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Caoa Chery iCar: R$ 131.989
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Renault Kwid E-Tech: R$ 135.839
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JAC E-JS1: R$ 139.590
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BYD Dolphin: R$ 164.780
Julho de 2024 (+18%)
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Caoa Chery iCar: R$ 141.588
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Renault Kwid E-Tech: R$ 145.718
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JAC E-JS1: R$ 149.742
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BYD Dolphin: R$ 176.764
Julho de 2025 (+25%)
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Caoa Chery iCar: R$ 149.987
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Renault Kwid E-Tech: R$ 154.362
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JAC E-JS1: R$ 158.625
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BYD Dolphin: R$ 187.250
Julho de 2026 (+35%)
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Caoa Chery iCar: R$ 161.986
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Renault Kwid E-Tech: R$ 166.711
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JAC E-JS1: R$ 171.315
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BYD Dolphin: R$ 202.230
Pressão das montadoras locais
O principal motivo para a movimentação do governo em prol da volta dos impostos sobre veículos elétricos importados atende às montadoras com produção nacional.
Incomodadas com a popularização e expansão, sobretudo das marcas chinesas, as fabricantes pressionaram o governo federal para frear a ‘’injustiça’’ com relação à cobrança de impostos para modelos tradicionais (a combustão) e eletrificados.
No entanto, montadoras como BYD (Build Your Dreams) e GWM (Great Wall Motors) já se anteciparam e anunciaram que iniciarão produção de veículos localmente em 2024.
Dessa forma, a expansão de montadoras chinesas como as duas citadas deve continuar mesmo com as novas taxações.
Fonte: garagem360.com.br