Apesar do fusca ser um carro bem antigo, os modelos da Volkswagen sempre chamaram a atenção dos condutores de diversos países, e claro, dos brasileiros. Curiosamente, o primeiro fusca foi fabricado no ano de 1959 (no Brasil).
Dessa forma, até os dias de hoje, muitos condutores ainda têm vontade adquirir um dos modelos disponíveis. Se você é uma das pessoas apaixonadas por fusca, é hora de ficar por dentro dos detalhes, preços e condições, e definir se vale a pena comprar um!
Os fuscas ainda são produzidos atualmente?
Ainda que a produção dos fuscas no Brasil tenha se iniciado há mais de 60 anos, a comercialização dos veículos ainda está a todo vapor. Isto é, atualmente, os fuscas são considerados até mesmo carros para serem colecionados.
Existem diversos fatores que chamam a atenção dos compradores em relação aos modelos da Volkswagen, mas principalmente, o fato de ser considerado “o carro indestrutível“, que pode ser justificado por questões como a lataria e o motor.
Por outro lado, infelizmente, não há mais fabricação de fusca. A decisão partiu da própria montadora, que, aliás, findou a produção durante o ano de 2020. A decisão foi anunciada, oficialmente, durante o mês de janeiro.
Assim sendo, o último modelo fabricado saiu diretamente da fábrica da Volkswagen no México, no ano de 2019. Porém, o processo de fabricação para a comercialização geral teve fim em 2013, com o modelo Volkswagen Fusca 2.0 TSi AT.
Quanto custa um fusca nos dias de hoje?
Assim como mencionado anteriormente, o Fusca já é considerado um carro colecionável. É por isso que os modelos, atualmente, contam com valores mais elevados. Além disso, para adquirir um, é preciso comprá-lo de segunda mão.
Na verdade, até existem alguns específicos que não foram emplacados, mas eles podem valer uma fortuna. De qualquer forma, o valor pode variar de acordo com o modelo, ano de produção e as características específicas.
É possível encontrar fuscas a partir de R$ 20 mil, mas o valor máximo pode passar muito disso, como os que nunca foram emplacados, que podem chegar a custar até meio milhão de reais. Que tal conhecer alguns modelos?
Fusca 1959 – o primeiro modelo nacional
O primeiro fusca fabricado no Brasil ficou conhecido como “primeiro modelo nacional“. Na época, ele era vendido por cerca de 540 mil cruzeiros.
Também conhecido como “Alemão”, o modelo pode ser encontrado atualmente por valores acima de R$ 50 mil. Em uma busca na internet, um dos modelos mais conservados está custando por volta de R$ 78 mil. Algumas características mencionadas pelo anunciante são:
- pintura e elétrica sem detalhes
- mecânica e funilaria sem avarias
- pneus seminovos
- mecânica revisada
Em relação ao motor, o anunciante menciona a realização estética, entretanto, sem qualquer descaracterização à originalidade.
‘Pé de boi’
Mais um modelo extremamente popular é o fusca conhecido como ‘Pé de boi‘. Ele está sendo comercializado pela faixa de R$ 120 mil, o que depende do estado de conservação e das condições do vendedor.
Um modelo anunciado por R$ 130 mil foi fabricado no ano de 1966. Segundo a descrição do anunciante, as características do automóvel incluem:
- motor e câmbio originais
- restauração no padrão de fábrica
- sem retrovisores
- sem frisos
- sem piscas nos para-lamas dianteiros
‘Bizorrão’
O modelo conhecido como ‘Bizorrão‘ foi oficialmente lançado em 1974. Atualmente, o valor do automóvel pode passar de R$ 90 mil. Uma raridade preservada desde o ano de lançamento está sendo anunciada por R$ 95 mil.
As características do veículo incluem:
- motor 1600s Dupla Carburação
- faróis originais
- pneus Pirelli Tornado
- mecânica perfeita
- modelo exemplar de exposição
‘Última série’
No ano de 1986, a Volkswagen estava prestes a encerrar a fabricação do fusca. Por esse motivo, o modelo lançado naquele ano foi chamado de ‘Última série‘. Os modelos foram numerados, afinal, somente 850 foram comercializados.
Um dos modelos está sendo anunciado na internet por R$ 78 mil. O anunciante menciona características como:
- numeração 560/850
- metálica, manual e chave ouro
- apenas 52 mil km
- freios a disco
‘Itamar’
Com o encerramento das produções em 1986, o fusca só voltou ao mercado no ano de 1993. Dessa vez, a novidade anunciada foi a versão chamada de ‘Itamar’, em homenagem ao presidente Itamar Franco. Atualmente, comprar um pode exigir um gasto superior a R$ 30 mil.
Um dos modelos disponíveis para compra está sendo anunciado por R$ 75 mil. As características apontadas pelo anunciante são:
- cor rara (azul saturno)
- painel Porsche 924 original
- teto solar (em lona azul marinho)
- suspensão dianteira e traseira
E aí, você acha que vale a pena comprar um fusca atualmente?
Fique por dentro: Donos dessas marcas de carro estão em desespero por falta de seguro
Fonte: garagem360.com.br