A Prefeitura de São Félix do Araguaia – MT por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Fórum Municipal de Educação está realizando, nesta sexta-feira 10 de novembro a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação 2024.
O evento ocorre no Centro Universitário e iniciou 08h da manhã com apresentações culturais.
Emanoelle Coelho Brito aluna do Ensino Médio da Escola Tancredo Neves, cantou a musica Sozinho de Caetano Veloso em seguida a aluna do Ensino Médio da Escola Tancredo Neves, Marissiru Coxini Karajá leu o poema sobre o legado do bispo Pedro Casaldáliga. O Dom sobre eles e fechando as apresentações culturais os Acadêmicos de Ciências Contábeis cantaram a musica Dias melhores de Jota Quest.
A abertura contou com a presença da Prefeita Janailza Taveira, do Promotor de Justiça Dr. Marcos Antônio Prado Nogueira, vereador Dilson Bezerra representando o Legislativo, secretária Municipal de Educação e Cultura – Débora Kátia dos Santos Silva, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação e representante do Ensino Superior do Núcleo Pedagógico da Unemat em São Félix do Araguaia – Lourdes Jorge, Assessor Pedagógico – DRE/SEDUC/MT Aroldo Borges, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – SINTEP – Francisco Machado, representantes de unidades escolares municipais, estaduais e escola particular de São Félix do Araguaia.
No decorrer da conferência os participantes serão divididos em grupos de trabalho para abordar os sete eixos temáticos discutidos durante o evento que ocorre até as 18h.
Eixo I: Aborda o Plano Nacional de Educação (PNE) como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE), sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.
Eixo II: Trata da garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
Eixo III: Aborda a educação, direitos humanos, inclusão e diversidade, com foco em equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todos e no combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência.
Eixo IV: Trata da gestão democrática e educação de qualidade, incluindo regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.
Eixo V: Aborda a valorização dos profissionais da educação, garantindo o direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde.
Eixo VI: Trata do financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.
Eixo VII: Foca na educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental sustentável para garantir uma vida com qualidade no planeta e enfrentar as desigualdades e a pobreza.
Na parte final da Conferência serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa regional da CONAE e etapa estadual que está programada para ocorrer em Cuiabá.
Fonte: Assessoria da Prefeitura