O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou, nesta sexta-feira, 10, que há mais coisas para mudar no Brasil que no STF.
“O Supremo, como está, presta bons serviços ao país”, disse, durante uma palestra no Congresso Nacional do Ministério Público Federal, sobre “resolutividade na era das tecnologias 5.0”. “Portanto, eu não colocaria no campo das prioridades mexer no Supremo.”
Atualmente, o discute Propostas de Emenda à Constituição que podem diminuir o poder dos ministros do STF. Uma das medidas limita a quantidade de pedidos de vista e decisões monocráticas; outra reduz o mandato dos juízes da Corte para oito anos.
Barroso se encontra com Lira e Renan Calheiros no STF
Conforme noticiou Oeste, os dois textos têm a simpatia do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na Câmara, porém, a situação não é tão favorável. Isso porque Arthur Lira tem sinalizado que não vai permitir que sejam aprovados.
Nesta semana, Barroso se reuniu com Lira, no STF. Não se sabe o tema da reunião. Há duas semanas, cuja pauta do encontro também não foi divulgada.
Leia também: “Militante Supremo”, perfil publicado na Edição 184 da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste