Motorista uber cancelou sua viagem sem mesmo te mandar uma mensagem antes? Calma! Existem algumas coisas que você pode fazer quanto a isso. Entretanto, antes, é preciso entender um pouco melhor como funciona a política de denúncias/reclamações da empresa.
Existem algumas regras e orientações que podem ser extremamente úteis para auxiliar os usuários e evitar que medidas indevidas sejam tomadas em um primeiro momento. Prepare-se para saber quais são e tirar todas as suas dúvidas!
Entenda quais são as políticas da plataforma Uber sobre as denúncias e reclamações
Todo mundo sabe que a empresa Uber é uma das mais populares do momento atual, afinal, a maioria das pessoas já solicitou e/ou solicita com uma certa frequência um motorista via aplicativo para deslocar-se de um lugar para outro.
Antes de solicitar a primeira corrida, o usuário precisa cadastrar suas informações pessoais. São essas informações que vão ajudá-lo a melhorar a nota do seu perfil, e assim, conseguir diversos benefícios que a própria plataforma proporciona.
Outra informação interessante é que essas informações também servem para garantir mais segurança para os motoristas. Os usuários também podem conferir todas as informações do condutor, incluindo a nota e a respectiva avaliação atribuída a ele.
Tendo isso em mente, quando qualquer situação foge do esperado, seja para o motorista ou para o usuário, é possível abrir uma reclamação na central Uber. Entretanto, essa reclamação passará por uma análise. O objetivo é evitar que falsas denúncias prejudiquem os colaboradores e aqueles que utilizam a plataforma.
Situações mais comuns registradas por usuários
Atualmente, a plataforma já conta com diversas formas de auxílio para garantir que o usuário seja devidamente atendido caso alguma irregularidade aconteça. É por isso que existem tópicos específicos que podem ser úteis para as reclamações.
Normalmente, as reclamações e denúncias mais comuns envolvem questões como:
- itens esquecidos no automóvel na hora da corrida
- tentativa de golpes
- situações envolvendo questões pessoais, como incoveniência por parte do motorista
- entre outras similares
Agora, em relação ao cancelamento, existem duas diferentes situações: quando o cancelamento é feito pelo motorista ou quando o usuário deseja realizar o cancelamento da corrida.
Cancelamento feito pelo usuário
Primeiramente, quando o cancelamento é feito pelo usuário, existem alguns critérios específicos que podem ou não resultar no pagamento de uma taxa. Os fatores responsáveis por definir se a taxa será ou não aplicada são:
- tempo entre a solicitação e o cancelamento
- justificativa do cancelamento
- distância que o motorista já percorreu
- distância que o motorista está do local solicitado pelo passageiro
Há duas possibilidades: a cobrança da taxa permanente e a cobrança da taxa que pode ser estornada. O estorno só acontecerá se a plataforma entender que o cancelamento não prejudicou o motorista.
Cancelamento feito pelo motorista
A segunda possibilidade de cancelamento é quando a decisão é tomada pelo motorista. As regras são até similares, porém, nesse caso, o usuário não precisará arcar com qualquer quantia, afinal, ele quem foi prejudicado.
Dessa forma, quando o cancelamento acontece por alguma razão que não seja uma força maior (como chuvas muito fortes e afins), é direito do usuário abrir uma reclamação, porém, é preciso tomar alguns cuidados.
Caso o motorista tenha cancelado a corrida por suspeitar de uma tentativa de golpe por parte do usuário, por exemplo, a plataforma poderá dar razão a ele. Agora, caso o cancelamento seja injustificável, a reclamação poderá ser registrada por quem solicitou a corrida.
Passo a passo para registrar uma reclamação
Antes de mais nada, será preciso estar com a conta Uber logada. Feito isso, será preciso ir até “Conta” e selecionar o menu de ajuda. Esse menu contará com uma lista de tópicos que podem auxiliar o usuário no momento da reclamação.
Caso nenhum dos tópicos corresponda à denúncia que será feita, é possível criar outro e enviá-lo de uma forma mais direta. Será preciso selecionar a opção que diz respeito aos problemas com uma viagem específica.
Depois disso, o usuário precisará informar qual viagem resultou no problema abordado. O último passo consiste em detalhar a situação e seguir o procedimento padrão da empresa, que, aliás, pode incluir algumas perguntas mais detalhadas.
O que acontece depois disso?
Com a denúncia devidamente registrada, será hora da plataforma avaliar o que realmente aconteceu. Nesse caso, existem duas possibilidades, sendo:
- caso o pagamento já tenha sido cobrado no cartão, o reembolso será autorizado
- em casos de danos maiores, a plataforma poderá tomar outras medidas
Essa segunda opção vai depender da análise feita. Isso pode acabar levando um tempo, mas quando a análise for concluída, o usuário receberá um feedback da sua reclamação. Por fim, uma dica útil é para se informar sobre as políticas de uso da plataforma, que também podem ser acessadas pelo aplicativo.
Aproveite para ficar por dentro: Donos dessas marcas de carro estão em desespero por falta de seguro
Fonte: garagem360.com.br