Sophia @princesinhamt
Política

Presidente do Ibama confirma influência de ONGs para governo Lula não explorar petróleo na Amazônia

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente do Ibama, , admitiu, nesta terça-feira, 7, que ONGs, como o Greenpeace, manifestaram ao órgão descontentamento com a possível liberação de uma licença para a Petrobras extrair petróleo na Foz do Amazonas.

A questão se tornou uma queda de braço entre os ministros Alexandre Silveira ( e Energia), a favor da medida, e Marina Silva (Meio Ambiente), contrária. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, apoia a medida no Estado.

presidente ibamapresidente ibama
A então indicada ao Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva, e recém-escolhido presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, durante a COP27, no Egito – 16/11/ | Foto: Reprodução/Agostinho Instagram

Toda essa questão foi tratada durante ência da Comissão de Inquérito (CPI) das ONGs. Ao presidente do Ibama, o relator da CPI das ONGs, Marcio Bittar (União Brasil-AC), criticou o fato de organizações do terceiro setor, financiadas com capital estrangeiro, opinarem sobre política de Estado do Brasil, como o petróleo.

“Imagine a Petrobras ir ao Reino Unido, ou uma ONG brasileira, fazer crítica ao governo britânico, sobre as mais de cem novas perfurações de petróleo”, disse Bittar. “Eu diria ao Greenpeace: ‘Cuide do seu terreiro’. Do Brasil, cuidamos nós.”

Leia também: “A CPI que abriu a caixa-preta das ONGs da Amazônia”, reportagem publicada na Edição 188 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.