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Economia

Governo Lula envia Projeto de Lei para recriação do seguro obrigatório DPVAT visando ampliar a segurança no trânsito

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O governo Lula encaminhou à Câmara dos Deputados um de (PLP 233/23) que recriação do seguro obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

O PLP está tramitando em regime de urgência e, caso seja aprovado por deputados e senadores, os motoristas voltarão a pagar anualmente o DPVAT já em 2024.

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O DPVAT, seguro destinado às vítimas de , foi extinto em 2021 pelo governo do -presidente , atendendo a uma recomendação do , que tinha apontado fraudes e irregularidades em várias ocasiões.

O consórcio que gerenciava os recursos do DPVAT foi também extinto. O governo Bolsonaro criou um fundo de R$ 4,3 bilhões para substituir o consórcio, administrado pela .

O PLP prevê que a governança do fundo ocorrerá por meio do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e a fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Distorções do DPVAT no setor automotivo

Entre as razões que levaram para o fim do DPVAT está o destino da maior parte dos pagamentos de indenização (58%) aos motoristas, mesmo se eles sejam inadimplentes ou culpados pelo acidente.

Isso acabava onerando todos os demais proprietários de veículos automotores.

Saiba mais: Motoristas não pagarão DPVAT pelo segundo ano seguido

Além disso, com o fim do DPVAT, o governo Bolsonaro visava “aumentar o mercado de seguros facultativos e a cultura de proteção por parte de motoristas e proprietários.”

Em 2019, o DPVAT arrecadou R$ 2,1 bilhões e deu assistência a mais de 350 mil vítimas. Cerca de 22% dos valores correspondentes a indenizações foram destinados a reembolsos de despesas médicas (com limite máximo de R$ 2.700), e11% foi destinado a familiares de vítimas no trânsito (valor máximo pago R$ 13.500).

Fonte: revistaoeste

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