Enfrentando dificuldades para engravidar? Apostar na Dieta da Fertilidade pode ser uma alternativa bastante interessante para perder peso e deixar o organismo melhor preparado para a visita da cegonha.
Uma alimentação saudável propicia o bom funcionamento de funções motoras e cognitivas, e pode contribuir também para estimular o sistema reprodutivo, com o acréscimo de determinados alimentos no cardápio diário.
Ou seja, mudar os hábitos alimentares é uma das saídas para os casais que estão planejando ter filhos, consistindo em um dos principais segredos no processo de emagrecer para engravidar. E as mudanças propostas nessa dieta também são ótimas para os homens.
Como funciona a Dieta da Fertilidade
Criada em 2009 por pesquisadores da Harvard Medical School, a Dieta da Fertilidade é um programa de reeducação alimentar que propõe uma perda de peso duradoura e sem efeito sanfona, além de melhorar a capacidade reprodutiva da mulher e do homem.
Ao trocar o cardápio, a mulher prepara o seu corpo mais rápido para a gestação, contribuindo para melhorar a produção dos hormônios, o que influencia diretamente nas funções ovulatórias e aumenta as chances de conceber um bebê de forma saudável e espontânea.
Como o estilo de vida é fundamental para que a fertilização aconteça de forma adequada, a dieta para engravidar também precisa vir acompanhada de outros hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares, evitar o tabagismo, a ingestão de álcool e o uso de drogas. No caso dos homens, essa dieta ajuda na perda de peso e melhora a função e a qualidade do sêmen.
Outros benefícios da dieta da fertilidade são:
- Previne doenças cardiovasculares
- Melhora a qualidade do sono
- Reduz a fadiga
- Melhora o humor
- Redução das cólicas menstruais
- Diminui os problemas nas articulações
- Fornece maior energia para as atividades do dia a dia
Alimentos permitidos
No cardápio da Dieta da Fertilidade não pode faltar algumas vitaminas e minerais que trazem ótimos benefícios para o aparelho reprodutor, tanto no homem quanto na mulher, como o licopeno (antioxidante que atua na regulação hormonal dos ovários), o ômega 3 e 6 (ação anti-inflamatória e proteção do aparelho reprodutor feminino).
Também fazem parte dessa lista o ferro (facilita a ovulação e o desenvolvimento do feto), a vitamina E (melhora as funções do endométrio e do útero, além de melhorar qualidade dos espermatozoides) e o zinco (aumenta a produção de espermatozoides e hormônios femininos), encontrados em diversos alimentos que ajudam a engravidar.
Conheça alguns dos alimentos que aumentam a fertilidade:
- Azeite
- Oleaginosas
- Peixes (salmão, sardinha, atum)
- Linhaça
- Grãos integrais
- Vegetais verdes escuros
- Leguminosas
- Carnes magras
- Frutos do mar
- Gérmen de Trigo
- Feijão
- Açaí
- Ovos
- Legumes
- Frutas
- Leite enriquecido
- Amendoim
- Morango
- Goiaba
- Óleos vegetais
Alimentos que devem ser evitados
Por outro lado, há alguns alimentos que você deve reduzir bastante o consumo durante o período de planejamento da gestação ou até mesmo evitá-los, como a cafeína (café, refrigerante e alguns tipos de chás) e carboidratos refinados (macarrão, pães e bolachas que contêm farinha de trigo).
Soja, sal, temperos prontos, produtos industrializados e congelados, álcool, frituras, fast food e embutidos são outros itens que precisam passar longe da sua dieta para emagrecer e engravidar.
Fonte: mundodastribos