Minha Casa Minha Vida 2016, Inscrições Segunda Fase do Programa
Para a alegria de muitos cidadãos brasileiros que necessitam desse programa para oferecer um conforto maior para sua família, é importante frisar que o governo federal prorrogou o prazo para a aquisição da casa pelo Programa Minha Casa Minha Vida para o ano de 2018, com o valor que o cidadão paga o seu aluguel, o mesmo poderá estar pagando pela parcela da residência, possuindo a grande vantagem de que o imóvel será seu, confiram nossa matéria completa para conhecer um pouco mais sobre o programa minha casa minha vida 2016 e Inscrições segunda fase do Programa.
Minha Casa Minha Vida 2016, Inscrições Segunda Fase do Programa
Minha Casa Minha Vida 2016, Inscrições Segunda Fase do Programa poderão ser realizadas em diversas cidades brasileiras, sendo que há uma serie de exigências que devem ser cumpridas para que os cidadãos possam estar participando do programa Minha casa Minha Vida 2016, algumas dessas exigências é que o cidadão não tenha imóveis financiados em seu nome, nem utilizar o FGTS para a prestação ou financiamento de imóveis nos últimos cinco anos, o nome limpo também é uma das exigências do programa, lembrando que alguns dos financiamentos realizados pelo programa minha Casa Minha Vida poderão durar até 30 anos.
Leia mais aqui: Programa Minha Casa Minha Vida 2016
Documentos para inscrição no programa Minha Casa Minha vida
Confiram uma lista que preparamos para todos vocês caros leitores com os documentos necessários para realizar a sua inscrição no programa Minha Casa Minha Vida, que vem ajudando milhares de pessoas realizarem o sonho da casas própria, segue a lista com a documentação necessária.
Declaração do IR
Comprovante de despesas – água, luz ou aluguel
Certidão de estado civil
Cópia carteira de trabalho
Declaração do imposto de renda
Extrato recente do FGTS
Holerite dos últimos seis meses
Ficha de cadastro habitacional
CPF
Identidade – RG
Todos os autônomos e profissionais liberais deverão apresentar no mínimo seis extratos bancários e a declaração do imposto de renda do ultimo ano exercício, uma ótima oportunidade para milhares pessoas de adquirir a tão sonhada casa própria, vale a pena se inscrever e participar desse programa, pois muitos já foram contemplados, não percam mais tempo, procure a prefeitura de sua cidade e inscreva-se agora mesmo.
Confira os estados que participam do programa Minha Casa Minha Vida
Preparamos outra lista com os Estados que estão participando da nova fase do programa minha casa minha vida, assim todos os cidadãos residentes nesses estados poderão procurar a prefeitura do seu município para se cadastrarem no programa, segue a lista com os estados.
Roraima
Alagoas
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Rio Grande do Norte
Rio de Janeiro
Rondônia
Maranhão
Amapá
Espírito Santo
Pernambuco
Piauí
Paraíba
Paraná
Pará
Distrito Federal
Mato Grosso do Sul
Goiás
Bahia
Mato Grosso
Ceará
Acre
Como Participar Minha Casa Minha Vida 2016
Esperamos que todos os interessados tenham a oportunidade de participar do programa e conseguir uma ótima moradia para a sua família, oferecendo uma maior segurança e qualidade de vida, assim esperamos que aconteça.
Como posso perder a minha casa do programa Minha Casa Minha Vida?
Milhares de brasileiros já foram beneficiados com o programa Minha Casa Minha Vida e hoje possuem sua casa própria. Além de terem se livrado do aluguel essas famílias pagam por um imóvel seu, que no futuro ao término das parcelas poderá fazer o que bem quiser com ele, alugar ou vender. No entanto há milhares de famílias que não estão com os pagamentos em dia e correm o risco de perder o imóvel. Mas será que inadimplência perde mesmo o imóvel?
Veja aqui também: Conheça as mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida 2016
Posso perder meu imóvel se eu alugar ou ficar sem pagar?
O programa Minha Casa Minha Vida é destinado a famílias de baixa renda, o que as faz ser diferente é o fato de que recebem subsídio do Governo Federal de até 96% do valor do imóvel. Isso ocorre porque cada família paga um valor referente à sua renda mensal. Veja aqui:
Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida – nesse caso a parcela do programa corresponde a 5% da renda familiar bruta o que deixa a prestação entre os valores de R$ 25,00 e no máximo de R$ 80,00. Com financiamento de até 10 anos. Esse é um imóvel considerado de Interesse Social, pois é praticamente pago pelo governo. Portanto se o imóvel é vendido ou alugado o dono perde na mesma hora.
Outro motivo pelo qual o imóvel pode ser tomado do proprietário é a inadimplência, ou seja, caso as parcelas estejam em atraso no prazo de até três meses a Caixa pode fazer a tomada do imóvel. No final do ano de 2015 foi adotado o primeiro passo para a retomada dos imóveis dessas famílias, pela presidente Dilma Rousseff. Ela transformou uma lei para que os imóveis que forem tomados tenham um tratamento diferenciado. Em vez de os imóveis serem levados a leilão, a Caixa terá que reincluir o imóvel no programa, para que o mesmo possa ser direcionado a outro beneficiário que se encontre na lista de espera.
Fonte: mundodastribos