O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou na quinta-feira (4), em publicação no Twitter, que o governo federal enviará neste mês ao tribunal de contas da união (TCU) os estudos de privatização do porto de santos. Na postagem, o ministro reforçou a intenção do governo de realizar o leilão ainda em 2022.
“Informamos em primeira mão que encaminharemos ao TCU, ainda neste mês de agosto, os estudos para desestatização do porto de santos. Leilão será em dezembro de 2022. Vamos em frente, garantindo investimentos importantes para a infra do Brasil”, afirmou Sampaio na mensagem divulgada em seu perfil no Twitter.
Ainda pela rede social, o aliado do presidente jair bolsonaro destacou que a desestatização portuária no Brasil não deverá ficar restrita ao Porto de Santos. De acordo com Sampaio, os portos de Itajaí (SC) e São Sebastião também contarão com leilões no decorrer dos próximos meses. “Trabalhando para garantir que o investimento privado traga a modernização e eficiência”, pontuou o titular do ministério da infraestrutura.
O Porto de Santos vai crescer ainda mais. Estamos trabalhando para garantir que o investimento privado traga a modernização e eficiência que o setor portuário do Brasil merece. Além de Santos, os portos de Itajaí e São Sebastião vão ser desestatizados, com leilões ainda neste ano pic.twitter.com/7NWtoMHAPj
— Marcelo Sampaio (@marcelosampaio) August 5, 2022
Andamento da desestatização do Porto de Santos
Como mostrou o Broadcast, a realização do certame ainda neste ano é vista com cada vez mais desconfiança no setor — e mesmo por integrantes do governo. Para fazer o leilão ainda em dezembro, o governo conta que o TCU possa dar aval à desestatização até outubro. A Corte, contudo, pode levar mais tempo para analisar o projeto de privatização do porto.